Muito Além do Processo

Debate sobre sistema prisional fecha 1ª temporada de podcast da Apadep

Autor

19 de julho de 2023, 13h52

A Associação Paulista das Defensoras e Defensores (Apadep) finalizou a primeira temporada do podcast "Muito Além do Processo" debatendo a situação do sistema carcerário, especialmente no estado de São Paulo.

O episódio tem como eixo a experiência do Núcleo Especializado de Situação Carcerária da Defensoria Pública paulista. A atual coordenadora, Mariana Borgheresi, e o ex-coordenador do programa, Patrick Cacicedo, participam do capítulo, mediado pelo diretor administrativo da Apadep, Luiz Felipe Rufino.

Luiz Silveira/Agência CNJ
Luiz Silveira/Agência CNJSituação do sistema prisional de São Paulo foi abordada na discussão em podcast

O sistema prisional na Escócia, recentemente visitado por Cacicedo, também é objeto de debate. Os participantes tentam responder se existe "prisão boa" e se há a possibilidade de existir um sistema carcerário que cumpra a finalidade a que se destina na teoria.

A temporada do podcast tem cinco episódios. O primeiro tratou do "caso Pinheirinho", local que foi violentamente desocupado pelo Estado e que se tornou símbolo da luta por moradia. O segundo episódio teve como centro do debate a criação de casas-abrigo para mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

A relação entre a zeladoria urbana e os direitos da população de rua foi o assunto abordado no terceiro episódio. No quarto, os convidados debateram a regularização do trabalho de catadores de recicláveis e a forma de coleta de materiais.

Os episódios do podcast "Muito Além do Processo" podem ser encontrados nas principais plataformas de áudio.

Acesse e ouça nos links abaixo:

Episódio #01 — Direito à moradia (Caso Pinheirinho)
Spotify
Deezer

Episódio #02 – Violência contra a Mulher – casas abrigo
Spotify
Deezer

Episódio #03 – Direitos da população de rua
Spotify
Deezer

Episódio #04 – Regulamentação do trabalho de catadoras/es
Spotify
Deezer

Episódio #05 – O sistema carcerário em debate 
Spotify
Deezer

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!