Combate à lavagem de dinheiro na Alemanha é problemático, diz professor
15 de julho de 2023, 9h45
A lavagem de dinheiro é um problema sério na Alemanha, havendo inclusive estimativas confiáveis que falam que o volume dos valores movimentados por esse crime no país pode chegar a cem milhões de euros.

Reprodução / TV ConJur
Essa análise é de Thomas Rönnau, professor da Faculdade de Direito de Bucerius, em Hamburgo. Ele falou sobre o assunto em entrevista que faz parte da série "Grandes Temas, Grandes Nomes do Direito", que a revista eletrônica Consultor Jurídico vem apresentando desde o mês de maio. Nela, algumas das mais influentes personalidades do Direito brasileiro e internacional falam sobre os assuntos mais relevantes da atualidade.
Segundo o professor, o problema ocorre por causa do gosto do povo alemão pelo dinheiro vivo, e também pelo fato de não existirem mecanismos adequados de combate a esse tipo de crime no país. Por isso, em sua opinião, é preciso importar uma ferramenta do Direito dos Estados Unidos.
"O non conviction based (a ideia de confisco não baseado numa condenação), que é um instrumento americano, tem de ser utilizado (na Alemanha) se quisermos dar força ao controle da criminalidade organizada, tem de ser utilizado, sim", disse Rönnau.
Clique aqui para assistir à entrevista ou veja abaixo:
Encontrou um erro? Avise nossa equipe!