luto diplomático

Morre Sergio Amaral, ex-embaixador do Brasil nos EUA

Autor

14 de julho de 2023, 11h34

Morreu, em São Paulo, nesta quinta-feira (13/7), Sergio Amaral, ex-embaixador do Brasil nos EUA e ex-ministro da Indústria e Comércio. O diplomata estava internado desde abril e enfrentava um câncer de próstata. A causa da morte foi um acidente vascular cerebral (AVC).

Itamaraty
Sergio Amaral, ex-embaixador do Brasil nos EUA e ex-ministro do governo FHCItamaraty

O corpo será velado neste sábado (15/7), a partir das 9h, na região central da capital paulista. O sepultamento acontecerá às 13h no Cemitério São Paulo, na Zona Oeste.

"Minhas condolências à família do ex-embaixador do Brasil nos Estados Unidos e ex-ministro da Indústria e Comércio Sérgio Amaral. Fui seu colega no governo FHC e aprendi a admirá-lo pelo espírito público e lhaneza no trato", disse o ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal.

Formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e com pós graduação pela Universidade de Paris I (Panthéon Sorbonne), Amaral representou o Brasil nos Estados Unidos entre 2016 e 2019.

A passagem pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil aconteceu entre 2001 e 2002, no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Amaral também ocupou outros cargos na administração pública, como o de secretário de Comunicação Social e porta-voz de FHC, secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente e presidente dos conselhos da Câmara de Comércio Exterior (Camex) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Desde 2019, era associado ao escritório Felsberg Advogados como conselheiro.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!