Apuração de responsabilidades

Justiça do Rio de Janeiro dá 48 horas para Seap explicar fuga de presos

Autor

31 de janeiro de 2023, 15h25

A Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro (VEP) deu prazo de 48 horas para que a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) preste explicações sobre a fuga dos presos Jean Carlos Nascimento dos Santos, o "Jean do 18", Lucas Apostólico da Conceição, o "Índio", e Marcelo de Almeida Farias Sterque, o "Marcelinho da Merindiba", ocorrida na noite de domingo (29/1). Os três escaparam da Penitenciária Lemos Brito, no Complexo de Gericinó, em Bangu, Zona Oeste da capital fluminense.

Reprodução
Justiça do Rio de Janeiro dá 48 horas para Seap explicar fuga de presos
Reprodução

O juiz Bruno Rulière, da Vara de Execução Penais, atendendo solicitação da Defensoria Pública, perguntou ainda se os demais presos sofreram algum tipo de sanção após a fuga e requereu que nenhuma medida de violação dos direitos dos acautelados seja praticada naquela unidade prisional.

Diante da gravidade dos fatos, o julgador destacou ser necessária a atuação do Poder Judiciário e declarou que devem ser dadas as devidas explicações sobre a segurança na unidade e apuração de responsabilidades.

"Considerando o perfil da unidade, bem como as primeiras versões divulgadas acerca da dinâmica da fuga, a notícia da ausência de imagens do circuito interno de câmeras, bem como outras particularidades que os fatos ventilados revelam um quadro que expõe fundadas suspeitas de falhas grosseiras e/ou ações e/ou omissões ilícitas de servidores da Secretaria de Administração Penitenciária, capazes de comprometer a disciplina, ordem e segurança da unidade prisional", disse Rulière.

O juiz determinou que o diretor da Penitenciária Lemos Brito forneça as seguintes informações: quantidade de servidores no plantão no dia dos fatos, com a identificação de todos; quantidade de postos cobertos e descobertos; quantidade de guaritas da unidade prisional, identificando quais estavam cobertas e quais estavam descobertas. A Seap deve ser informada dos pedidos.

Considerando que os presos que fugiram estavam em celas distintas, o diretor do estabelecimento deverá ainda responder como eles saíram dos alojamentos (se serraram as grades ou se portas não estavam trancadas, por exemplo) e como ultrapassaram as grades do solário.

A respeito da informação de que as câmeras não estavam funcionando por falta de energia, o diretor deverá esclarecer se esse fato ocorreu; se a unidade possui gerador em funcionamento e por qual razão não houve o restabelecimento do fornecimento de energia para alimentar o circuito interno de câmeras, como usualmente ocorre.

Além disso, o diretor deverá responder a que horas o circuito interno de monitoramento foi restabelecido; se o restabelecimento do circuito interno de monitoramento se deu em razão do acionamento de geradores ou pelo retorno da energia fornecida pela concessionária de energia elétrico. Observado o livro de ocorrências da unidade, terá que informar todas as anotações noticiando a falta de energia nos últimos três meses. Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ-RJ.

Processo 5000626-78.2023.8.19.500

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!