Estúdio ConJur

Escritório Lefosse tem novo sócio de Compliance, Investigações e Penal Empresarial

Autor

30 de janeiro de 2023, 20h01

O escritório Lefosse anunciou, nesta segunda-feira (30/1), a chegada do sócio Marcelo Ribeiro. Ele atuará na área de Compliance, Investigações e Penal Empresarial, nas unidades de Brasília e São Paulo.

Reprodução
Marcelo Ribeiro é o novo sócio de Penal Empresarial do Lefosse
Reprodução

Egresso do Ministério Público Federal, Ribeiro tem experiência na condução de casos complexos abrangendo vários aspectos do Direito Penal Empresarial.

Isso inclui investigações multijurisdicionais, processos relacionados a crimes diversos que ocorrem no ambiente empresarial, como corrupção, lavagem de dinheiro, crimes ambientais, crimes contra as ordens econômica e tributária, sistema financeiro e mercado de capitais, entre outras, compreendendo medidas de cooperação internacional ativas e passivas e recuperação de ativos.

Ele também atuará com contencioso cível perante os tribunais superiores e agências reguladoras.

“O ingresso de Marcelo Ribeiro é parte da consolidação da nossa atuação na área de Direito Penal Empresarial, bem como da nossa estratégia de expansão institucional em Brasília. Fortalece o investimento institucional de apoiar clientes em seus desafios legais em diferentes países, englobando suporte consultivo e atuação contenciosa”, comenta Rodrigo Junqueira, managing partner do Lefosse.

“As questões sancionatórias, administrativas e criminais se apresentam cada vez mais complexas, não raramente, envolvendo mais de um país. Para a necessária segurança jurídica, é preciso apoio, em todos os momentos, aos investidores, executivos e companhias, tanto na atuação preventiva quanto em investigações policiais, administrativas e perante o Judiciário, se necessário, até os tribunais superiores. Chego motivado para atuar nessas frentes, em sinergia com as demais práticas”, destaca Marcelo Ribeiro.

Carreira no MPF
Ao longo de 16 anos de MPF, Marcelo Ribeiro ocupou diversas funções importantes. Ele foi membro da equipe da Procuradoria-Geral da República junto ao Supremo Tribunal Federal e um dos responsáveis pela investigação e julgamento de casos criminais na Corte. Integrou também o Grupo de Lavagem de Dinheiro do MPF, a Comissão Permanente de Assessoramento em Leniência e Colaboração Premiada e o Grupo de Trabalho em Criptoativos.

Ribeiro foi um dos responsáveis pela cooperação internacional do MPF, tendo integrado a equipe criminal da PGR de 2017 a 2019, além de delegações brasileiras no grupo de trabalho da OCDE sobre suborno.

Atuou na implementação da Convenção da OEA contra corrupção e em ações da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Ativos (Enccla). Coordenou também a rede anticorrupção da Associação Ibero-americana de Ministérios Públicos e a rede anticorrupção dos países de língua portuguesa, tendo sido membro da International Association of Prosecutors.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!