apoio internacional

Embaixador da UE no Brasil visita STF após ataques terroristas de bolsonaristas

Autor

20 de janeiro de 2023, 15h47

O embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez, se reuniu, nesta quarta-feira (18/1), com a ministra Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal.

Carlos Moura/SCO/STF
Rosa Weber e Ignacio YbáñezCarlos Moura/SCO/STF

A visita do diplomata espanhol ocorreu como forma de prestar solidariedade à Corte após os atos terroristas antidemocráticos promovidos por bolsonaristas na Praça dos Três Poderes, em Brasília, no último dia 8/1.

Uma semana após a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), inconformados com o resultado das eleições do último ano, invadiram e depredaram o Supremo Tribunal Federal, o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto.

Na ocasião, os terroristas carregavam cartazes e faziam orações para pedir um golpe militar. Lula precisou decretar intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal para conter os ataques.

Nesta quinta-feira (19/1), o Parlamento Europeu aprovou uma resolução que condena os atos e atribui a Bolsonaro um "papel instrumental" no caos instaurado. Com informações da assessoria de imprensa do STF

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!