Violência em Brasília

Juíza autoriza divulgação de nomes de terroristas soltos após audiência de custódia

Autor

15 de janeiro de 2023, 18h06

A juíza Leila Cury, da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, autorizou a divulgação dos nomes dos terroristas que foram presos por participação nos atos terroristas de 8 de janeiro, mas posteriormente liberados após passarem por audiência de custódia. 

Tiago Angelo/ConJur
Manifestantes depredaram STF, Congresso e Palácio do Planalto
Tiago Angelo/ConJur

A magistrada atendeu a um pedido da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil do DF. De acordo com ela, o objetivo é diminuir o fluxo de pessoas na porta das unidades prisionais, além de evitar tumulto por causa da expectativa de soltura. 

A lista será publicada pela Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal. Irá conter somente os nomes dos presos que foram liberados depois da audiência de custódia. 

Terrorismo em Brasília
Um grupo de manifestantes bolsonaristas invadiu na tarde do 8 de janeiro o prédio do Supremo Tribunal Federal, o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto e promoveu um quebra-quebra nos locais.

O plenário do STF foi destruído pelos terroristas, que não se conformam com a derrota de Jair Bolsonaro (PL) nas eleições presidenciais de 2022 e pedem um golpe militar no Brasil.

Depois da invasão, os manifestantes avançaram para a Praça dos Três Poderes, onde houve confronto. A Polícia Militar utilizou bombas de efeito moral e balas de borracha contra os manifestantes terroristas, que revidaram com rojões.

O presidente Lula decretou intervenção na segurança pública do DF por causa dos atos não reprimidos em Brasília. O decreto foi lido por ele em um pronunciamento em que condenou a atuação dos vândalos.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!