Crime de explosão

Acusados de armar bomba perto do aeroporto de Brasília viram réus

Autor

15 de janeiro de 2023, 17h43

O juiz Osvaldo Toavani, da 8ª Vara Criminal do Distrito Federal, aceitou denúncia do Ministério Público contra três acusados de planejar e tentar executar a explosão de uma bomba nos arredores do Aeroporto Internacional de Brasília na véspera do Natal de 2022. 

iStockphoto
Trio virou réu pelo crime de explosão

Com a decisão, viram réus os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) George Washington de Oliveira Souza, Alan Diego dos Santos e Wellington Macedo de Souza. Eles foram acusados do crime de explosão, previsto no artigo 251 do Código Penal. Em caso de condenação, a pena é de três a seis anos de reclusão e multa. 

A decisão é de terça-feira (10/1), mas estava em sigilo até sexta-feira (13/1). O juiz levou em conta a confissão feita por George Washington Souza. Ele disse que gastou R$ 170 mil com armas para um possível atentado e acusou Alan Diego dos Santos de ser seu parceiro.

Já Wellington Souza teria sido o responsável por colocar a bomba no caminhão que foi encontrado pela polícia nos arredores do aeroporto de Brasília. Os três já estão presos. 

Além do crime de explosão, o trio responde por terrorismo em um processo que tramita na Justiça Federal. 

Investigação do caso
A apuração do caso começou depois que a polícia descobriu, na véspera do Natal, um artefato explosivo dentro de um caminhão com querosene perto do Aeroporto Internacional de Brasília. 

Segundo George Washington Souza, o objetivo era radicalizar os apoiadores de Bolsonaro. Ele também pretendia entregar armas aos manifestantes golpistas que estavam acampados em frente ao quartel general do Exército em Brasília.

Terrorismo em Brasília
Um grupo de manifestantes bolsonaristas invadiu na tarde do 8 de janeiro o prédio do Supremo Tribunal Federal, o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto e promoveu um quebra-quebra nos locais.

O plenário do STF foi destruído pelos terroristas, que não se conformam com a derrota de Jair Bolsonaro (PL) nas eleições presidenciais de 2022 e pedem um golpe militar no Brasil.

Depois da invasão, os manifestantes avançaram para a Praça dos Três Poderes, onde houve confronto. A Polícia Militar utilizou bombas de efeito moral e balas de borracha contra os manifestantes terroristas, que revidaram com rojões.

O presidente Lula decretou intervenção na segurança pública do DF por causa dos atos não reprimidos em Brasília. O decreto foi lido por ele em um pronunciamento em que condenou a atuação dos vândalos.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!