Exilado nos States

Ministro Alexandre de Moraes determina prisão de Anderson Torres

Autor

10 de janeiro de 2023, 17h56

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, ordenou a prisão do ex-ministro da Justiça do governo de Jair Bolsonaro e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal Anderson Torres.

Rosinei Coutinho/SCO/STF
Alexandre de Moraes determinou a prisão do ex-ministro da Justiça Anderson Torres
Rosinei Coutinho/SCO/STF

Torres estava no comando da Secretaria de Segurança Pública do DF desde o último dia 2. No domingo (8/1), quando bolsonaristas depredaram o Supremo Tribunal Federal, o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto, contudo, ele estava nos Estados Unidos. Segundo Torres, de férias.

O ex-secretário deve retornar ao país no fim de janeiro, e a Polícia Federal deverá cumprir a ordem de prisão assim que ele desembarcar. No dia dos atos extremistas em Brasília, ele foi exonerado pelo governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), que foi afastado do cargo por três meses também por decisão do ministro Alexandre de Moraes. 

A decisão foi provocada por pedido do advogado-geral da União, Jorge Messias, que solicitou a prisão em flagrante de Torres e de outros agentes públicos que tiveram participação ou se omitiram na invasão e depredação dos símbolos da República.  

Alexandre também determinou a prisão do ex-comandante da Polícia Militar do Distrito Federal Fabio Augusto Vieira. Ele era o responsável pela garantia da segurança pública em Brasília no dia do levante terrorista e já havia sido afastado do cargo pelo interventor federal Ricardo Cappelli.

Clique aqui para ler a decisão
Inq 4.879

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!