Radicalização total

Terroristas invadem e promovem quebra-quebra no prédio do Supremo

Autor

8 de janeiro de 2023, 15h33

Um grupo de terroristas bolsonaristas invadiu na tarde deste domingo (8/1) o prédio do Supremo Tribunal Federal e promoveu um quebra-quebra na sede da principal corte da Justiça brasileira. O plenário do STF foi destruído pelos golpistas, que não se conformam com a derrota de Jair Bolsonaro nas eleições presidenciais de 2022 e pedem um golpe militar no Brasil.

ConJur
Bolsonaristas invadiram a área externa do Congresso na tarde deste domingo (8/1)
Fotos: ConJur

Minutos antes da invasão ao Supremo, os terroristas haviam invadido e depredado também o Congresso Nacional, após romper barreiras de proteção instaladas pelas forças de segurança do Distrito Federal e da Força Nacional. Formado por centenas de pessoas, o grupo entoava palavras de ordem e carregava cartazes pedindo o golpe militar.

Depois da invasão ao Congresso, os terroristas avançaram para a Praça dos Três Poderes, onde houve confronto. A Polícia Militar utilizou bombas de efeito moral e balas de borracha contra os manifestantes golpistas, que revidaram com rojões.

Houve também invasão ao Palácio do Planalto, o local de trabalho do presidente da República. Vídeos feitos pelos próprios invasores mostram os vários danos causados por eles. Alguns arruaceiros conseguiram chegar até mesmo ao andar em que fica o gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Força Nacional
Horas antes da invasão, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, havia autorizado o emprego da Força Nacional de Segurança Pública para atuar na capital federal, entre a Rodoviária do Plano Piloto e a Praça dos Três Poderes. Segundo a pasta, a medida foi adotada "em razão das manifestações políticas no centro da capital federal".

ConJur
A sede do Supremo Tribunal
Federal foi vandalizada por golpistas 

O objetivo era garantir a ordem pública e os patrimônios públicos e privados, "em caráter episódico e planejado, nos dias 7, 8 e 9 deste mês de janeiro", em meio à chegada de alguns ônibus com manifestantes contrários ao resultado das eleições. 

A invasão dos golpistas às sedes dos Três Poderes da República foi precedida por um final de semana de grande movimentação de manifestantes em direção a Brasília. Veículos de informação noticiaram a chegada de cerca de 80 ônibus, em momento em que os acampamentos em frente aos prédios militares começaram a serem desmontados. Com informações da Agência Brasil.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!