Desembargadora Silvia Rocha é eleita para o Órgão Especial do TJ-SP
16 de fevereiro de 2023, 18h28
A desembargadora Silvia Rocha foi eleita nesta quinta-feira (16/2), com 162 votos, para integrar o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo. O pleito ocorreu em ambiente virtual, das 0h às 16h, e o resultado foi anunciado logo em seguida, no Palácio da Justiça.
O presidente do TJ-SP, desembargador Ricardo Anafe, parabenizou a magistrada e os demais candidatos. Também concorriam à vaga os desembargadores Paulo Alcides Amaral Salles (88 votos), Flávio Abramovici (67 votos) e Ramon Mateo Júnior (22 votos).
A vaga estava aberta em decorrência do término do segundo mandato do desembargador Jacob Valente. Agora, Silvia Rocha vai integrar o colegiado no período compreendido entre 22 de fevereiro de 2023 e 21 de fevereiro de 2025.
Ela agradeceu aos colegas candidatos pela cordialidade com que se desenvolveu a eleição, parabenizou Jacob Valente pelo trabalho no Órgão Especial e renovou seu compromisso com a magistratura e com o TJ-SP. "Farei tudo que puder, da melhor maneira possível."
Com a eleição de Rocha, o Órgão Especial passa a ter três mulheres entre os 25 membros. É o maior número de desembargadoras a compor o colegiado na história do tribunal. Já integram o Órgão Especial as desembargadoras Luciana Bresciani e Márcia Dalla Déa Barone.
Natural de São Paulo, Silvia Rocha formou-se em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), na turma de 1982. Ingressou na magistratura em 1985, quando foi nomeada para a 3ª Circunscrição Judiciária, com sede em Santo André. Atuou também em Cananéia, Taboão da Serra, na Capital e em Valinhos.
Em 2004, foi removida para o cargo de juíza substituta em segundo grau. Ela tornou-se desembargadora em junho de 2010 e foi presidente da Comissão Examinadora do 189º Concurso de Provas e Títulos de Ingresso na Magistratura do Estado de São Paulo.
Despedida e homenagens
Jacob Valente participou nesta quarta-feira (15/2) de sua última sessão no Órgão Especial, após dois mandatos consecutivos (eleito em 2019 e reeleito em 2021), e recebeu uma série de homenagens dos colegas.
O presidente Ricardo Anafe enalteceu o trabalho, a contribuição e o espírito colaborativo que o colega de faculdade e de concurso da magistratura demonstrou durante os quatro anos nas sessões semanais do colegiado.
"Foram quatro anos de Órgão Especial de absoluto destaque, uma atuação com galhardia, uma pessoa fantástica. Sempre soube bem dirimir os conflitos, onde havia alguma dúvida, nunca, em momento algum, recusou-se a discutir os seus pontos de vista e, se o caso, alterá-los. Um profissional que merece todo o respeito e admiração", disse Anafe.
Valente agradeceu a acolhida e registrou o orgulho de trabalhar com os integrantes do Órgão Especial: "Aprendi muito, defendi minhas posições, mas levei sempre em consideração a segurança jurídica". Ele também ressaltou a importância de trabalhar junto à cúpula do Judiciário "para saber que nem tudo são flores".
Encontrou um erro? Avise nossa equipe!