Estúdio ConJur

Advogados e contadores: profissionais que se complementam

Autor

10 de fevereiro de 2023, 13h35

O advogado é um dos profissionais mais próximos dos empresários, assim como o contador. Em alguns momentos, estes profissionais podem identificar demandas que estão além do escopo da atividade individual de cada um. Na área tributária, por exemplo, ao criar soluções visando redução de tributos, é primordial que o contador consulte o advogado, a fim de considerar os riscos jurídicos envolvidos. Já na Recuperação Judicial, o advogado precisa da expertise do contador para preparar os documentos necessários para o ajuizamento do processo.

Porém, muitas vezes, por receio de perder a fidelidade do cliente, o advogado e o contador evitam de contatar uns aos outros. Há casos, inclusive, em que os próprios empresários, com o objetivo de economizar, sobrecarregam o contador com tarefas que só um advogado, com a expertise necessária, é capaz de executar. E muitas vezes, o barato pode sair caro — para o empresário e para os próprios profissionais que muitas vezes deixam de ganhar melhores honorários de sucesso.

Há um case que exemplifica bem a importância de contar com os dois profissionais para resolução de uma questão: um empresário, excluído da sociedade de uma empresa, gostaria de retornar ao quadro social e contratou um advogado para ingressar com o processo. O empresário conseguiu retornar, mas se tivesse optado por receber os direitos na data em que foi excluído, ganharia muito mais, pois a empresa se tornou deficitária após sua saída. Esse cenário poderia ser vislumbrado por um contador.

Há um outro exemplo que aconteceu na MGA: fomos indicados pela exequente para operacionalizar a penhora de faturamento do devedor, executado. Com isso, os contadores da MGA acessaram os documentos contábeis da empresa e indicaram assertivamente valores a receber passiveis de penhora, bem como verificaram que a empresa vinha repassando valores para uma outra empresa, da família. Assim, despertaram no devedor a necessidade de pagar a dívida para não ver seus clientes envolvidos ou para não correr o risco de envolver a outra empresa da família.

Além dos exemplos mencionados, há outros em que o contador pode auxiliar os advogados — em demandas simples, como em uma execução, onde através dos movimentos contábeis o contador consegue ajudar a localizar bens, recebíveis etc.

Dessa forma, é extremamente saudável a parceria destes profissionais. Tal colaboração tem inúmeras vantagens para os advogados, contadores e os seus clientes, agregando e maximizando resultados para o cliente. Para chegar a esse objetivo, tanto o advogado como o contador podem – e devem  atuar juntos.

MGA Administração Judicial, Perícia e Consultoria

Formada por profissionais com mais de 20 anos de experiência no mercado, a MGA atua no mercado de Administração Judicial, Perícias e Consultoria Empresarial. O escritório conta com uma equipe multidisciplinar composta por contadores, economistas, administradores, advogados, atuários e engenheiros oferecendo diversos serviços de qualidade para empresas e magistrados.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!