caso a caso

Crime hediondo não justifica adoção de regime fechado, decide Fachin

Autor

9 de fevereiro de 2023, 21h11

Conforme precedentes do Supremo Tribunal Federal, a gravidade abstrata ou a hediondez do delito não devem levar, por si sós, à adoção do regime prisional mais pesado. O juízo deve justificar a sua decisão com base na singularidade do caso concreto.

Carlos Humberto/SCO/STF
O ministro Edson Fachin argumentou que
o juiz não justificou o regime fechadoCarlos Humberto/SCO/STF

Com base nesse entendimento, o ministro Edson Fachin, do STF, revogou a prisão preventiva de um homem condenado por tráfico de drogas e proibiu o Tribunal de Justiça de São Paulo de usar o caráter hediondo do crime como critério para estabelecer o regime fechado em julgamento de apelação.

O paciente havia recebido a pena de quatro anos e dez meses de prisão em regime fechado. A sentença levou em conta que o tráfico de drogas é equiparado aos crimes hediondos.

Fachin, porém, ressaltou que "a mera gravidade do crime não se revela argumento hígido a chancelar a imposição de regime mais gravoso", conforme determinam as Súmulas 718 e 719 do STF.

De acordo com o relator, o juízo de primeiro grau não justificou adequadamente a escolha do regime fechado, nem a manutenção da prisão preventiva.

Além disso, a sentença reconheceu a causa de diminuição de pena conhecida como tráfico privilegiado — que aplica quando o agente é primário, tem bons antecedentes, não se dedica a atividades criminosas e não integra organização criminosa.

O Supremo já decidiu que o tráfico privilegiado não é considerado hediondo. A jurisprudência da corte também barra a manutenção da prisão preventiva quando o regime de cumprimento de pena adequado não é o fechado.

A defesa foi feita pelos advogados Lucas Hernandes Lopes e Henrique Bassi da Silva.

Clique aqui para ler a decisão
HC 223.787

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!