Ação e omissão

Ex-chefe de setor da PM e 3 policiais do DF são presos por ordem do Supremo

Autor

7 de fevereiro de 2023, 9h19

O Supremo Tribunal Federal ordenou o cumprimento de três mandados de prisão temporária, um de prisão preventiva e seis de busca e apreensão contra policiais do Distrito Federal. A Polícia Federal cumpre os mandados na manhã desta terça-feira (7/2).

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Segundo a Folha de S.Paulo, o alvo do mandado de prisão preventiva é o coronel Jorge Eduardo Naime Barreto, que era chefe do Departamento Operacional da Polícia Militar do DF quando ocorreram os ataques terroristas de 8 de janeiro.

Ele era o chefe do setor responsável por elaborar o plano de segurança para evitar ataques golpistas. Conforme mostrou a ConJur, em efetivo insuficiente, a PM do Distrito Federal se omitiu e liberou o acesso dos golpistas ao prédio do Supremo.

Ainda de acordo com o jornal, Barreto estava de folga no domingo, mas estaria no local dos ataques golpistas por volta das 18h, segundo depoimento do ex-comandante-geral da PM do DF Fabio Augusto Vieira.

Além do coronel, foram presos o major Flavio Silvestre de Alencar, o capitão Josiel Pereira César e o tenente Rafael Pereira Martins.

As investigações dos ataques terroristas têm caráter permanente, sob o nome fantasia de "operação lesa pátria", e a PF divulga atualizações periódicas sobre o número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas. Quem tiver informações sobre a identificação de pessoas que participaram ou financiaram os atos pode mandar um e-mail para ajudar a PF nas investigações: [email protected]Com informações da assessoria de imprensa da Polícia Federal.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!