Olhar de novo

Livro #Supremologia, de Daniel Vila-Nova, é lançado no Supremo

5 de dezembro de 2023, 14h22


O advogado Daniel Augusto Vila-Nova Gomes lança nesta quarta-feira (6/12) o livro #Supremologia: o Supremo Tribunal Federal nas encruzilhadas do direito e da política no Brasil, publicado pela editora Amanuense. O evento será às 18h no Supremo Tribunal Federal.

Divulgação

“A principal contribuição do livro é a tentativa de fugir da crônica institucional que tem dificuldades de lidar com o STF para além do resultado dos julgamentos”, afirma o autor. A obra conta com prefácio do ministro do STF Gilmar Mendes.

Supremologia traz dados encontrados durante pesquisa de doutorado de Daniel Vila-Nova no Departamento de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (UFF). Ao revisar os artigos científicos sobre o STF publicados nos últimos 20 anos, o autor verificou que o número de publicações cresceu consideravelmente nesse período. De 2004 a 2008, foram encontrados apenas seis artigos sobre o Supremo registrados na plataforma SciELO, que reúne as principais publicações científicas do Brasil. Entre 2019 e 2022 foram 128 artigos, 21 vezes mais. Se feito o recorte pós-pandêmico, de março de 2020 a maio de 2023, foram publicados mais de 100 artigos (o equivalente a cerca de um terço de toda a produção das últimas duas décadas na plataforma SciELO).

Daniel Vila-Nova constatou que as opiniões sobre o STF variam de acordo com a tendência de quem opina. “Quando a posição do articulista era favorável à decisão à qual o tribunal chegava, na grande maioria das situações a conclusão era de que a decisão do Supremo havia sido técnica,” afirma o autor, que antes de cursar o doutorado na UFF atuou como servidor do STF por 17 anos.

As pesquisas examinadas se desviam do Direito para tratar do tribunal à luz da Ciência Política, Sociologia e a outras áreas. Os estudos estritamente jurídicos correspondem a apenas um terço dos artigos científicos sobre o STF encontrados pelo autor.

Serviço:
Lançamento do livro #Supremologia
Autor: Daniel Augusto Vila-Nova Gomes
Editora: Amanuense
Data: Quarta-feira, 6 de dezembro
Horário: 18h
Local: Supremo Tribunal Federal, Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal
1º andar do Anexo II-A – Praça dos Três Poderes

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!