Grandes temas, grandes nomes

Integração Brasil-Europa deve muito aos agentes privados, afirma Canas

11 de agosto de 2023, 16h45

É notória a atuação dos governos no movimento multilateral de aproximação entre Brasil e União Europeia, mas o principal esforço nesse sentido deve ser creditado à sociedade civil, afirma o advogado e professor português Vitalino Canas.

Reprodução
Para Canas, o grande potencial do Brasil está nas relações entre particulares

Presidente do Fórum de Integração Brasil Europa (Fibe), Canas falou sobre o assunto em entrevista à série "Grandes Temas, Grandes Nomes do Direito", na qual revista eletrônica Consultor Jurídico conversa com alguns dos principais nomes do Direito brasileiro e internacional sobre os assuntos mais relevantes da atualidade.

"Nós assistimos, naturalmente, ao esforço que os governos fazem para que as suas relações deem frutos para os respectivos países. Mas penso que o principal sucesso vem da relação entre os particulares, na figura dos brasileiros que têm relação com Portugal e a Europa e que, assim, vão intensificando seus laços", disse Canas, que promove debates entre personalidades de Brasil, Portugal e outros países europeus e lusófonos.

Nessa perspectiva, continuou Canas, o fortalecimento da relação entre o Brasil e a Europa pode contribuir para consolidar o país com uma potência no cenário mundial, e não só no hemisfério sul.

"Os resultados a que assistimos são graduais, não se verificam instantaneamente. Mas eu creio que eles estão melhorando muito devido à atuação das sociedades civis, dos agentes privados, científicos, acadêmicos e culturais", disse o professor de Direito Constitucional e Administrativo.

Por fim, Canas avalia que o Brasil está em situação privilegiada para buscar mais integração com a comunidade internacional como um todo.

"Em um mundo em que as diferenças estão se acentuando e se tornando críticas, o Brasil mostra que tem capacidade para ter parcerias em vários níveis, seja com os Estados Unidos ou com a China, seja com a Europa ou com o Oriente Médio. Portanto, o Brasil tem capacidade de estabelecer pontes que muitos outros Estados não têm", disse o advogado.

Clique aqui para assistir à entrevista ou veja abaixo:

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!