
Desembargador que recebeu salário 2 vezes processa Anuário e vence

A 1ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro decidiu manter uma
condenação contra a Dublê Editorial, responsável pelas publicações da ConJur e do Anuário da Justiça
, por uma nota envolvendo o desembargador Marcello Ferreira de Souza Granado, do Tribunal Regional
Federal da 2ª Região. 

Reprodução

Anuário da Justiça do Rio de Janeiro 2018Divulgação

Por um erro do tribunal, Granado recebeu o salário de fevereiro de 2015 em dobro e conseguiu com um
colega uma liminar para não precisar devolver o que recebeu a mais. A informação foi publicada
no perfil do juiz no Anuário da Justiça do Rio de Janeiro 2018. "Ao perceber o erro, o tribunal abriu
um procedimento e requereu a devolução dos recursos em parcelas mensais correspondentes a 10% do
salário de desembargador até completar a soma do valor devido", publicou-se. 

Na decisão desta semana, o relator Paulo Wunder de Alencar criticou o Anuário e defendeu o colega.
Para ele, notícias não devem narrar parte de um acontecimento. O texto deveria ter explicado que
Marcello Granado "acreditou" que o valor superior recebido em 2015 não era referente ao salário, mas
ao pagamento da parcela autônoma de equivalência (PAE), que garantiu a servidores da administração
pública direta a equivalência de benefícios recebidos por membros do Congresso, dos ministérios de
Estado e do Supremo Tribunal Federal.

Outra queixa de Marcello foi a de que o Anuário publicou sua foto, durante julgamento, sem sua

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

Page 1
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 01/04/2023



autorização. O relator concordou com a tese e enfatizou que a exposição do colega teve fins comerciais e
não jornalísticos.

A decisão foi unânime. Paulo Wunder foi acompanhado pela desembargadora Mônica Maria Costa di
Piero e pelo desembargador Marcelo Lima Buhatem. A Dublê Editorial vai recorrer da decisão.

A Turma afirmou que o Anuário "omitiu" que o desembargador do TRF-2 "possuía créditos a
receber" referentes ao PAE — como se a informação fosse conflitante com o fato de que o magistrado
recebeu duas vezes em fevereiro de 2015 — e que o juiz foi ao Judiciário não contra o ressarcimento,
mas contra a determinação de que devolvesse o valor bruto do salário, e não o valor líquido. Segundo o
tribunal, as "omissões" deram à nota não o status de "falsa", mas de "meia verdade". 

"Não se autoriza a publicação da chamada 'meia verdade', a qual consiste em afirmação que não é falsa,
mas em que se oculta alguma parte da informação, a qual mudaria o contexto da reportagem e,
consequentemente, a interpretação pelo leitor", disse o relator no voto, recorrendo a um julgamento do
Superior Tribunal de Justiça de 1995 para servir como precedente. 

Ainda segundo a decisão, a curta nota referente ao caso publicada no Anuário da Justiça causou "um
estado coletivo de apreensão e ansiedade" que poderia ter sido sanado se o texto não "omitisse", por
exemplo, que o desembargador do TRF-2 acreditava que o valor recebido não era referente ao salário. 

Para o relator, jornalistas não devem selecionar informações, parte essencial e cotidiana da atuação de
quem comunica, mas sim narrar tudo que envolva um caso. Se a moda pegasse, todas as colunas do país
deixariam de existir. 

A decisão chega a criticar o fato de que o texto conta, de forma resumida, a trajetória do desembargador,
em vez de apresentar uma "biografia completa" sobre o juiz.

"Trata-se do aproveitamento deliberado sobre um curtíssimo espaço para a apresentação de um breve
currículo. Não foi uma biografia completa, com espaço amplo para explorar tanto a carreira como o fato
narrado na matéria em maior profundidade.  Isso torna ainda mais claro o abuso jornalístico, pois a
discricionariedade da escolha sobre o que inserir em poucas linhas e o enfoque a ser dado a esse
conteúdo fica muito evidente, soando como uma provocação implícita", diz o relator. 

A Turma considerou também que a publicação da foto de Marcello Granado dependeria da sua
autorização, mesmo considerando ser ele uma figura pública em um ato público. Para os juízes, o perfil
publicado não tem fins jornalísticos, mas "comerciais". "Ainda que se cuidasse de foto retirada de acervo
público, em momento de exposição pública do fotografado e no exercício de sua atividade também
pública, seria necessária a autorização para sua divulgação, eis que utilizada para fins comerciais e não
jornalísticos." 

Clique aqui para ler a decisão do TJ-RJ
0141670-57.2019.8.19.0001 

Date Created
01/04/2023

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

Page 2
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 01/04/2023

https://www.conjur.com.br/wp-content/uploads/2023/09/tj-rj-mantem-condenacao-anuario-texto.pdf

