Hora da aula

OAB Nacional lança plataforma de cursos gratuitos para advogados

Autor

30 de setembro de 2022, 20h12

A Escola Superior de Advocacia Nacional (ESA), braço educacional do Conselho Federal da OAB (CFOAB), disponibilizou 12 cursos gratuitos em sua plataforma de ensino. A iniciativa, voltada à capacitação profissional de advogados de todo o país, integra o Plano Nacional de Interiorização da Advocacia, uma das principais bandeiras da gestão atual do conselho.

Reprodução/Instagram
Braço educacional do CFOAB lança plataforma com 12 cursos gratuitos
Reprodução/Instagram

Entre os cursos ofertados estão os de proteção de dados pessoais; responsabilidade civil dano temporal; desjudicialização e o futuro da advocacia; inovações da Lei 14.195/2021; Processo Penal Constitucional; e ilícito tributário, entre outros.

Os cursos são voltados somente para advogados e advogadas e têm carga horária de duas horas, em média. Após a conclusão do curso, o aluno recebe um certificado. A inscrição é feita por meio do site da ESA Nacional.

Além das aulas gratuitas, a ESA oferece 66 cursos em sua plataforma, entre pós-graduações lato sensu e cursos livres. Segundo a Ordem, de 2019 até o momento, mais de 700 mil advogados participaram dos eventos virtuais, lives, cursos e congressos ministrados pela ESA.

Na gestão 2019-2022, foram contabilizadas 191.305 matrículas para essas capacitações, com 3.218 horas-aula disponibilizadas em vídeo na plataforma e 161.445 certificados emitidos, de acordo com dados reunidos no relatório de gestão da escola.

Democratização da OAB
O Plano Nacional de Interiorização da Advocacia tem como objetivo a democratização do acesso, do amparo e da participação de todos os advogados e advogadas no Sistema OAB. Para que isso aconteça, porém, a interiorização do sistema depende da sintonia de órgãos em diferentes níveis e com diferentes atribuições, que se organizarão em torno da finalidade de levar a Ordem aos mais de cinco mil municípios brasileiros.

"O Plano Nacional de Interiorização visa a conectar a advocacia, além de qualificá-la, cada vez mais. Não existe o profissional de primeira ou de segunda classe. A advocacia deve ter espaço adequado, estrutura e qualificação contínua", disse o presidente do CFOAB, Beto Simonetti.

Coordenador nacional de interiorização da advocacia, João de Deus Quirino Filho destaca que um dos propósitos da interiorização é capacitar toda a advocacia, independentemente de onde esteja.

"Estamos trabalhando para oferecemos cursos ainda mais específicos para a advocacia do interior do Brasil. Os profissionais que estão em regiões menores enfrentam mais dificuldades para advogar e têm mais necessidade da presença da OAB. Capacitando-os com treinamentos estamos fornecendo auxílio para as questões que acontecem do dia a dia da profissão", afirmou Quirino Filho.

Clique aqui para acessar a plataforma

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!