Não custa repetir

Presidente do Supremo, Rosa Weber reitera confiança na Justiça Eleitoral

Autor

29 de setembro de 2022, 21h41

A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber, reiterou nesta quinta-feira (29/9) sua confiança na Justiça Eleitoral e a certeza de que as eleições do próximo domingo (2/10) serão íntegras, seguras e em paz, como a sociedade merece. A fala ocorreu durante participação da ministra na abertura do programa de observadores internacionais para as eleições gerais deste ano, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Reprodução/TV Justiça
Para Rosa Weber, pleito deste domingo ocorrerá de forma segura e pacífica
Reprodução/TV Justiça

"Em tempos turbulentos como os atuais, mais do que nunca se há de proclamar a irrestrita confiança que devotamos à Justiça Eleitoral quanto à integridade das eleições e à legitimidade dos resultados eleitorais", disse ela. "Estamos certos da atuação sempre firme do TSE a assegurar que nada tumultue a escolha livre e consciente dos cidadãos brasileiros do que entendam ser o melhor para o país, em absoluto respeito ao processo democrático, tal como ocorreu em 2018, quando, na presidência do TSE, diplomei os candidatos vencedores nas urnas."

De acordo com a presidente do STF, a Justiça Eleitoral é patrimônio do povo brasileiro e a urna eletrônica, o melhor exemplo da obra coletiva dos que sucessivamente, há décadas, dedicam-se no TSE ao fortalecimento da democracia, proporcionando sistema eleitoral confiável, seguro e auditável, que serve de modelo para todos.

A ministra reforçou que a democracia é conquista diária e permanente e pressupõe diálogo, tolerância e convivência pacífica com os defensores de ideias antagônicas, que são adversários, e não inimigos. "A democracia exige observância às regras do jogo. Nela não se faculta à vontade da maioria, cuja legitimidade não se contesta, suprimir ou abafar a opinião dos grupos minoritários, muito menos tolher-lhes os direitos constitucionalmente assegurados."

Imprensa e convidados
Rosa Weber cobrou respeito ao trabalho da imprensa na cobertura eleitoral, lembrando que a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) noticiou o aumento dos casos de agressão contra profissionais da mídia. Além disso, a ministra destacou a presença de convidados internacionais nas eleições. Para ela, os observadores serão importantes para testemunhar o trabalho do TSE e colaborar para o constante aperfeiçoamento do processo eleitoral brasileiro. Com informações da assessoria de imprensa do STF.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!