AO VENCEDOR, AS BATATAS

Nos EUA, Senado aprova moção a favor da democracia no Brasil

Autor

29 de setembro de 2022, 9h17

Na tarde da quarta-feira (28/9), o Senado norte-americano aprovou uma resolução a favor da garantia do respeito à democracia no Brasil. O documento foi aprovado por unanimidade e contou com a participação de nomes como os democratas Bernie Sanders e Elizabeth Warren. 

Gage Skidmore
Gage Skidmore   Sanders pede o reconhecimento automático do vencedor das eleições no Brasil

O texto, que não menciona expressamente o nome do presidente Jair Bolsonaro (PL), pede que o governo de Joe Biden reconheça imediatamente o resultado das eleições do próximo final de semana, garantindo que elas ocorram de forma "livre, justa, crível, transparente e pacífica".

O documento vem em um momento bastante delicado para a democracia brasileira, sobretudo tendo em vista os frequentes ataques de Bolsonaro à credibilidade das urnas eletrônicas. A ideia por trás do texto, portanto, é solicitar que Biden chancele o resultado das eleições do começo de outubro, reforçando a confiança no sistema eleitoral brasileiro.

"É importante que o povo do Brasil saiba que estamos do lado deles, do lado da democracia", acrescentou Bernie Sanders. O parlamentar também já havia pontuado uma suposta falta de apoio dos republicanos em relação à moção, de iniciativa democrata.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!