Posição tomada

Celso de Mello declara seu voto em Lula nas eleições presidenciais

Autor

28 de setembro de 2022, 18h51

Celso de Mello, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, declarou nesta quarta-feira (28/9) seu voto em Luiz Inácio Lula da Silva na eleição presidencial marcada para o próximo domingo (2/10). Ele se junta, assim, a outros três ministros aposentados da corte que também anunciaram que votarão no petista: Carlos Velloso, Nelson Jobim e Joaquim Barbosa.

SCO/STF
Celso de Mello criticou duramente a
postura de Jair Bolsonaro como presidente
SCO/STF

No entendimento de Celso de Mello, o atual ocupante do cargo, Jair Bolsonaro, que é candidato à reeleição, é "um político menor, sem estatura presidencial". No texto em que anuncia sua decisão, o ministro afirma que não votará no atual presidente porque ele não demonstra ter apreço pelo Estado democrático de Direito.

Leia a íntegra do texto:

"A atuação de Bolsonaro na Presidência da República revelou a uma Nação estarrecida por seus atos e declarações a constrangedora figura de um político menor, sem estatura presidencial, de elevado coeficiente de mediocridade, destituído de respeitabilidade política, adepto de corrente ideológica de extrema-direita que perigosamente nega reverência à ordem democrática, ao primado da Constituição e aos princípios fundantes da República e cujo comportamento vulgar, de todo incompatível com a seriedade do cargo que exerce, causou o efeito perverso de vergonhosamente degradar a dignidade do ofício presidencial ao plano menor de gestos patéticos e de claro (e censurável) desapreço ao regime em que se estrutura o Estado Democrático de Direito!  
Em defesa da sacralidade da Constituição e das liberdades fundamentais, em prol da dignidade da função política e do decoro no exercício do mandato presidencial e em respeito à inviolabilidade do regime democrático, tenho uma certeza absoluta: NÃO votarei em Jair Bolsonaro!!! 
É por tais razões que o meu voto será dado em favor de Lula no primeiro turno".

Outro mais
A mesma decisão foi tomada por outro ministro aposentado do STF, Carlos Velloso. Conhecido como entusiasta da "lava jato" e defensor das medidas tomadas pelos procuradores de Curitiba e pelo ex-juiz Sergio Moro. o ministro também considera que Bolsonaro representa uma ameaça à democracia brasileira

"Diante das ameaças do candidato Bolsonaro contra o sistema eleitoral brasileiro, especialmente contra as urnas eletrônicas, reconhecidas aqui e no exterior como seguras e confiáveis, o que redunda em ameaça ao Estado democrático de Direito, meu voto, no próximo domingo, será para o Lula", disse Velloso.

De acordo com o portal G1, o ministro Nelson Jobim reafirmou nesta quarta seu voto em Lula. Na última segunda-feira (26/10), o ex-presidente já havia recebido o apoio do ministro Joaquim Barbosa, que gravou um vídeo em que explica sua decisão. 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!