Barrado no baile

Com base em decisão de tribunal misto, TSE confirma inelegibilidade de Witzel

Autor

27 de setembro de 2022, 21h48

Por causa da aprovação de impeachment por um Tribunal Especial Misto, o ex-governador do Rio de Janeiro e ex-juiz federal Wilson Witzel (PMB) está inelegível e, assim, não pode concorrer ao cargo novamente nas eleições do próximo domingo (2/10).

Antonio Cruz / Agência Brasil
Após impeachment, Witzel planejava concorrer mais uma vez ao governo do RJ
Antonio Cruz / Agência Brasil

A confirmação foi feita na noite desta terça-feira (27/9) pelo Tribunal Superior Eleitoral, que ratificou a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro de rejeitar o pedido de candidatura do ex-governador.

Witzel foi destituído do cargo, para o qual fora eleito em 2018, pela prática de crimes de responsabilidade. Ele foi julgado por um tribunal composto por desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e por deputados estaduais.

À época, o então governador chegou a contestar a validade do tribunal misto, que feriria a Constituição Federal ao se qualificar como juízo ou tribunal de exceção. Todas as tentativas de anular o impeachment, porém, foram infrutíferas.

Na ocasião, o Tribunal Especial Misto ainda condenou-o à inabilitação para exercer funções públicas por cinco anos. Nesta terça, o relator do recurso, ministro Benedito Gonçalves, votou por confirmar a inelegibilidade de Witzel.

Ele aplicou a Súmula 41 do TSE, segundo a qual "não cabe à Justiça Eleitoral decidir sobre o acerto ou desacerto das decisões proferidas por outros órgãos do Judiciário ou dos Tribunais de Contas que configurem causa de inelegibilidade".

O relator confirmou a posição com base no artigo 1º, alínea "c", da Lei Complementar 64/1990, que prevê inelegibilidade de oito anos do chefe do Executivo que perder seu cargo por infringência a dispositivo da Constituição Estadual, da Lei Orgânica do Distrito Federal ou da Lei Orgânica do Município.

REspe 0603007-45.2022.6.19.0000

Autores

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!