Voltou pra ficar

Paulo Dantas, que chegou a ser afastado do cargo, é reeleito governador de Alagoas

Autor

30 de outubro de 2022, 19h12

O atual governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), foi reeleito. Com 98,61% das urnas apuradas, o candidato obteve 52,41% dos votos e derrotou o senador Rodrigo Cunha (União Brasil) no segundo turno das eleições deste domingo (30/10).

O chefe do Executivo alagoano contava com o suporte do ex-presidente Lula (PT), do senador Renan Calheiros e de Renan Filho (ambos do MDB). Já Cunha tinha apoio do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP).

Assembleia Legislativa de Alagoas
Paulo Dantas, governador de AlagoasAssembleia Legislativa de Alagoas

Dantas enfrentou turbulências durante a campanha. No início deste mês de outubro, o governador foi afastado do cargo por decisão da ministra Laurita Vaz, do Superior Tribunal de Justiça, mais tarde confirmada pela Corte Especial.

O Ministério Público Federal e a Polícia Federal acusavam o governador de chefiar uma organização criminosa responsável por desvios de servidores fantasmas na Assembleia Legislativa alagoana, à época em que era deputado estadual.

Na última segunda-feira (24/10), entretanto, os ministros Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, revogaram o afastamento do emedebista. Gilmar considerou que a legislação eleitoral não permitiria tal medida contra um candidato à reeleição às vésperas do pleito. Já Barroso entendeu que havia dúvida razoável sobre a competência do STJ para tomar a decisão.

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!