Opinião

11 livros sobre dinheiro e finanças que todo advogado deveria ler

Autores

4 de outubro de 2022, 6h30

Quem não sonha com a liberdade financeira? Quem não deseja ter o conforto psicológico de saber que tem dinheiro suficiente para pagar as contas no final do mês? Quem não quer aproveitar as maravilhas da vida sem quebrar o orçamento?

O dinheiro não traz felicidade, mas pode proporcionar experiências fantásticas e facilitar nossas vidas em muitos níveis. Para quase tudo, precisamos de dinheiro. Precisamos saber organizar nossas economias para custear despesas inusitadas (como um acidente ou uma doença), para se aposentar em paz e com conforto, para investir em novos projetos e até para celebrar a amizade, a caridade e a família.

Além disso, quando estamos preocupados com a falta de recursos, dificilmente conseguimos alcançar o nosso potencial máximo. Em qualquer profissão, é preciso ter tranquilidade para ter sucesso. E um bom planejamento financeiro é um pressuposto para ter tranquilidade.

Na advocacia, saber lidar com o dinheiro é ainda mais importante. Advogados atuam em questões financeiras todos os dias. Para negociar um acordo ou orientar o cliente em uma conciliação ou interpretar cláusulas contratuais ou administrar um inventário ou planejar uma sucessão ou elaborar um planejamento tributário ou questionar um cálculo judicial, é preciso ter uma compreensão dos aspectos financeiros subjacentes.

O advogado de sucesso não fica na dependência de especialistas em finanças. Ele próprio procura construir uma rede de conhecimento para resolver os casos de seus clientes da melhor forma possível, até porque sabe que a vitória da causa pode depender disso.

O advogado que entende o funcionamento do mercado e o modo como os juros influenciam nossas vidas, que sabe como se comportar diante de oportunidades financeiras, utilizando o crédito com sabedoria e dosando os riscos com responsabilidade, que sabe planejar um orçamento e administrar adequadamente investimentos, está com a chave da prosperidade em suas mãos.

Se você quer ser um jurista bem sucedido, precisa entender os meandros financeiros das causas mais rentáveis e tomar decisões financeiramente inteligentes. Isso fará bem não só aos seus clientes, mas também a você mesmo, que terá um arsenal de informações para realizar boas escolhas e construir um patrimônio sólido.

O problema é que a formação jurídica não inclui nem mesmo as lições mais básicas de finanças pessoais, muito menos de investimento e gestão orçamentária. Ou você vai atrás do conhecimento e aprende por conta própria ou ficará constantemente perdido na ignorância.

Por sorte, existem alguns ótimos livros que podem ajudar. São livros com o potencial de mudar radicalmente a sua atitude na forma de pensar sobre dinheiro.

Há mais de 50 mil títulos disponíveis na Amazon sobre esse tema (veja aqui). Por isso, é melhor explorar esse campo com a orientação de pessoas que já deram alguns passos e conhecem o que merece ser adquirido.

No intuito de ajudar, fizemos uma seleção de 11 livros que, na nossa ótica, merecem ser comprados, porque fornecem, em linguagem acessível, uma visão do pensamento financeiro e mostra como ele funciona na prática. Os critérios de seleção se baseiam no impacto pessoal, no estilo e, sobretudo, na qualidade do conteúdo. São obras escritas por pessoas que entendem do assunto e que são recomendados pelas mentes mais promissoras do planeta.

Se você perguntar para Bill Gates, Elon Musk, Mark Zuckenberg, Oprah Winfrey, Barack Obama etc., uma única dica para alcançar o sucesso, certamente eles diriam: aprenda com livros. E provavelmente, incluiriam alguns dos livros aqui citados na sua lista de favoritos. Se as pessoas mais ricas do mundo recomendam esses livros, é porque vale a pena comprá-los.

Para começar, você deve focar na mentalidade. Se tem algo que atrapalha qualquer projeto, é não ter o mindset adequado para buscar aquele objetivo. E com dinheiro não é diferente! Por isso, o início da lista são dois livros sobre mentalidade financeira:

11 – O Homem Mais Rico da Babilônia (George S. Clason). Uma leitura leve e romanceada, que mostra como uma vida financeira produtiva pode ser organizada em torno de princípios bem simples e fáceis de serem colocados em prática. Um pequeno manual de regras básicas, mas que fazem muita diferença quando são adotadas em conjunto. Se você tem dificuldade em organizar sua vida financeira, comece por ele.

10 – Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker). A forma como pensamos sobre as coisas acaba por definir a relação que temos com elas. Sem nem perceber, todos nós temos uma série de preconceitos financeiros, que muitas vezes nos levam a ter uma mentalidade equivocada a respeito de dinheiro, riqueza e prosperidade. Esse livro vai ajudar você a identificar que tipos de crenças são contraproducentes e quais são produtivas para a sua vida financeira.

Depois de desenvolver uma boa mentalidade financeira, o próximo passo é evitar as armadilhas mentais que costumam atrapalhar as decisões. O campo da economia comportamental e da psicologia do dinheiro tem dois livros indispensáveis:

9 – A Psicologia do Dinheiro (Dan Ariely e Jeff Kreisler). Dan Ariely é um dos nomes mais conhecidos da Economia Comportamental, sendo responsável por alguns dos mais célebres estudos sobre nossos desvios de comportamento. Nesse livro, ele une forças com o comediante Jeff Kreisler para oferecer um texto interessante, divertido e muito prático. Um excelente passeio pelo mapa dos erros mais comuns que cometemos ao pensar sobre dinheiro.

8 – A Psicologia Financeira (Morgan Housel). É o livro para quem tem dificuldade em administrar o próprio dinheiro. Na verdade, todos somos um pouco negligentes com as finanças. Mas não precisamos ser reféns dos nossos erros. Nesse livro, você vai entender como sua mente lida com as questões de dinheiro e como fazer para otimizar seus resultados.

Saindo do campo da psicologia, o próximo passo é conhecer os fundamentos da disciplina. A maioria das pessoas administra mal a sua vida financeira pelo simples fato de que não conhece conceitos básicos necessários para lidar com ela. Se você tem dificuldade em administrar suas finanças e gasta uma parcela considerável de seu tempo tentando pagar os boletos mentais, precisa adquirir com urgência estes livros:

7 – Dinheiro: os Segredos de Quem Tem (Gustavo Cerbasi). O único livro brasileiro na nossa lista ficou com o economista Gustavo Cerbasi, autor de muitos clássicos sobre finanças pessoais. Escolhemos o primeiro livro dele, porque ainda é o mais indicado pra quem precisa se familiarizar com o vocabulário dos investimentos. Se você evita assuntos financeiros por acreditar que é algo muito complicado, prepare-se para mudar de ideia.

6 – Pai Rico, Pai Pobre (Robert Kyosaki). Já percebeu que a gente trabalha meses, anos, décadas e… Parece que continuamos com as contas apertadas? Se a gente trabalha, ganha dinheiro, mas parece que não saiu do lugar… Como vamos um dia poder diminuir o ritmo e viver com dignidade? A nossa sugestão de resposta vem com esse clássico que já vendeu milhões de exemplares ao redor do Mundo! Seu projeto de independência financeira passa por aqui…

Se você chegou até aqui, já está pronto para aprimorar a própria mentalidade financeira, se blindar dos vieses mais comuns ao lidar com investimentos e de conhecer os conceitos básicos das finanças pessoais. Para aqueles que estiverem dispostos a começar a investir (e multiplicar seu dinheiro ao longo dos anos), ou apenas entender a lógica dos investimentos para saber orientar suas decisões, seguem 3 livros indispensáveis:

5 – O Investidor de Bom Senso (John C. Bogle). Quando pensamos em investir, a primeira coisa que nos sugerem é recorrer aos fundos de investimento. Afinal, somos advogados, temos nossos processos e compromissos, as audiências se sucedem aos clientes… Quem tem tempo pra investir o próprio dinheiro? Antes de aderir a esse pensamento e entregar seu dinheiro a um corretor, vale a pena ler esse livro do gestor de um dos maiores fundos do Mundo. Alguns insights vão surpreender…

4 – Investindo em Ações no Longo Prazo (Jeremy Siegel). Depois que se pega gosto pelos investimentos, vai ficando meio sem graça apenas acompanhar os fundos e a gente acaba resolvendo se arriscar por conta própria. Investir na Bolsa de Valores é uma opção com imenso potencial de multiplicação de dinheiro, mas é preciso entender as regras fundamentais desse jogo. Por isso, indicamos esse clássico, voltado para orientar os investidores que querem construir patrimônio e renda por meio de ações.

3 – O Mais Importante para o Investidor (Howard Marks). E se um dos maiores investidores do mundo resolvesse escrever um livro com 20 lições consideradas indispensáveis para um investimento de sucesso. Foi isso que fez Howard Marks e claro que esse livro não poderia ficar de fora da nossa lista. Um verdadeiro manual de como ser um investidor que consegue obter resultados satisfatórios no desafio de multiplicar seu próprio dinheiro.

Falando dos maiores investidores do mundo, é com eles que encerramos essa nossa lista de indicações. As nossas sugestões finais analisam a vida e a carreira daqueles que são considerados os maiores entre os maiores investidores, lhe dando uma oportunidade única de ter acesso à forma como eles pensam sobre seus investimentos. Vamos às obras.

2 – O Jeito Peter Lynch de Investir (Peter Lynch e John Rothchild). Peter Lynch é uma lenda viva do mundo dos investimentos, com seu histórico de conseguir rendimento superior ao mercado por décadas e décadas. Nesse livro, ele próprio (em coautoria) oferece um panorama geral de tudo o que aprendeu ao longo de sua exitosa carreira, repassando valiosas lições sobre como escolher ações e empresas; naquele que certamente é um dos melhores livros de investimentos de todos os tempos.

1 – O Jeito Warren Buffet de Investir (Robert G. Hagstrom). Nenhuma lista seria completa sem Warren Buffet. Chamado de O Mago de Omaha, Buffet tem 80 anos de atividade na Bolsa de Valores e é considerado o maior investidor de todos os tempos. Não desperdice a chance de conhecer o pensamento financeiro desse gênio que já faz parte da história.

Para concluir, um bônus inusitado que irá mudar completamente a sua visão de mundo:

Bônus: Trabalhe 4 Horas por Semana (Tim Ferriss). Não julgue o livro pelo título fanfarrão. É um dos livros mais lidos pela nova geração de milionários. A promessa? Fugir da rotina, morar onde quiser e ser rico trabalhando pouco. O super-aprendiz Tim Ferriss mostra como realizar esses sonhos com muitas dicas práticas, relativamente fáceis de implementar. Se você quer aprender a ter mais tempo para ser feliz, leia agora este livro.

Era isso. Saiba que o maior investimento que você pode fazer na sua vida é investir em conhecimento. É um investimento barato, com retornos elevados e resultados duradouros. Mesmo que o seu propósito de vida não seja ficar rico, a leitura de livros amplia os horizontes cognitivos e torna a vida muito mais plena. Buscar a riqueza mental também é uma forma de prosperar!

PS. Para mais dicas, inscreva-se agora no canal Episteme do YouTube.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!