Carimbo da ordem

Presidente da OAB-SP elogia eleições e reitera confiança nas urnas eletrônicas

Autor

2 de outubro de 2022, 19h46

Em nota divulgada na tarde deste domingo (2/10), a seccional paulista da OAB (OAB-SP) avaliou que as eleições ocorreram dentro da normalidade, apesar das grandes filas nos colégios eleitorais — em diversas capitais e municípios do país, eleitores reclamaram da espera de mais de uma hora nos locais de votação.

Divulgação
Presidente da OAB-SP, Patricia Vanzolini disse que eleições ocorreram normalmente
Divulgação

Para a presidente da seccional, Patricia Vanzolini, o pleito ocorreu em clima de tranquilidade, o que atesta a segurança do sistema de votação.

"Até o momento não foi identificado nenhum fato que possa comprometer a lisura do resultado ou colocar em dúvida o procedimento. O dia de hoje reforçou que as urnas eletrônicas são seguras e servem de exemplo. Após 25 anos da adoção das urnas, está mais do que comprovada sua efetividade", disse Vanzolini.

Durante a última semana, a seccional acompanhou a escolha das urnas que passaram pelo teste de integridade. Além disso, recebeu delegação internacional com 25 observadores e esteve presente na votação paralela que comprovou que os votos inseridos na urna não podem ser manipulados.

A sede da OAB-SP recebeu neste domingo uma vigília cívica que contou com a participação de entidades como Comissão Arns, Comitê de Defesa da Democracia, Pacto pela Democracia, Conectas Direitos Humanos, Instituto Ethos, Fundação Tide Setubal e Transparência Internacional, além dos comitês de professores pela democracia das faculdades de Direito da USP e da FGV-SP, entre outras organizações.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!