Festa da democracia

'Brasileiros dão exemplo no dia das eleições', afirma Toffoli ao votar

Autor

2 de outubro de 2022, 16h31

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, votou neste domingo (2/10) em um colégio de Brasília e, ao deixar o local, em conversa com jornalistas, destacou o exemplo dos brasileiros e das brasileiras no dia das eleições, votando com tranquilidade e normalidade para escolher seus candidatos para um Brasil melhor.

STF
Ministro Dias Toffoli exaltou
espírito cívico dos brasileiros
STF

Indagado sobre a importância do voto, Toffoli ressaltou que a hora do voto é o momento em que todas as pessoas são iguais.

"É talvez o único momento em que todo mundo seja realmente igual, porque o peso da pessoa mais rica do Brasil e da pessoa mais pobre é exatamente o mesmo. Por isso a importância de as pessoas comparecerem e votarem", afirmou.

O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo, manifestou-se em seu Twitter elogiando o "espírito cívico e democrático" que predominou nas eleições deste domingo.

Mais cedo, também pelo Twitter, Luís Roberto Barroso lembrou que o direito ao voto para todos é recente e "custou vidas, prisões e sofrimento para várias gerações" — as eleições presidenciais foram retomadas no Brasil há 33 anos. "Não acuse, não ofenda. Vote. Não desperdice esse poder. Vote consciente; faça a diferença", disse o magistrado.

Ricardo Lewandowski, que é também vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ressaltou a importância do comparecimento às seções eleitorais para que todos "possam expressar a visão que têm do futuro do Brasil". Ele ainda disse que votou rapidamente, o que comprova a segurança, a adequação técnica e a eficiência das urnas eletrônicas. Com informações da assessoria de imprensa do STF.

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!