festa continua

Barroso e Lewandowski ressaltam importância do voto e urnas seguras

Autor

2 de outubro de 2022, 13h45

Os ministros Luís Roberto Barroso e Ricardo Lewandowski se pronunciaram em defesa do voto e do sistema eleitoral neste domingo (2/10).

Nelson Jr./SCO/STF
Ministro Luís Roberto BarrosoNelson Jr./SCO/STF

Em seu Twitter, Barroso lembrou que o direito ao voto para todos é recente e "custou vidas, prisões e sofrimento para várias gerações" — as eleições presidenciais foram retomadas no Brasil há 33 anos.

"Não acuse, não ofenda. Vote. Não desperdice esse poder. Vote consciente; faça a diferença", disse o magistrado.

Já Lewandowski, que é também vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ressaltou a importância do comparecimento às seções eleitorais para que todos "possam expressar a visão que têm do futuro do Brasil". Ele ainda disse que votou rapidamente, o que comprova a segurança, a adequação técnica e a eficiência das urnas eletrônicas.

Nelson Jr./SCO/STF
Ministro Ricardo LewandowskiNelson Jr./SCO/STF

Após votar em um colégio de Brasília, o ministro ainda afastou a credibilidade do documento do Partido Liberal que, quatro dias antes do pleito, lançou dúvidas sobre o processo eleitoral. Segundo ele, sempre haverá inconformados com o resultado das eleições.

"Temos as urnas auditadas hoje por representantes da sociedade civil, pelos próprios servidores do TSE, pelas Forças Armadas, pela Polícia Federal, pelo Tribunal de Contas. Os cidadãos podem ter certeza de que aquilo que expressarem nas urnas como a sua vontade política resultará na apuração, sem nenhum problema", assinalou Lewandowski. Com informações da assessoria de imprensa do Supremo Tribunal Federal.

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!