Respeito à democracia

Presidente do TSE ressalta normalidade e descarta contestação aos resultados

Autor

2 de outubro de 2022, 15h28

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, concedeu entrevista coletiva cerca de duas horas antes do encerramento das eleições neste domingo (2/10), destacando que o processo tem se desenrolado sem maiores problemas, e rechaçando a possibilidade de contestação aos resultados das urnas.

Reprodução/TV Justiça
Questionado sobre o que a Corte faria em caso de questionamento dos resultados, o ministro brincou: "Eu sou corintiano. Eu contesto até hoje a vitória do Internacional em 1976, em que a bola bateu na trave, foi para fora e foi dado o gol. Só que isso não significa nada, eu guardo essa contestação para mim mesmo. E é assim que o TSE vai tratar qualquer contestação", afirmou.

Alexandre também foi perguntado por jornalistas sobre relatos de demora nas filas em várias seções do país, mas afirmou que ainda é cedo para apontar uma causa específica. Ele apontou que muitas seções eleitorais já registraram menos abstenção do que em anos anteriores, destacando que mais eleitores estão indo votar.

Ele disse ainda que as ocorrências registradas até o momento são "normais de todas as eleições". Segundo o último boletim divulgado pelo TSE, às 11h40, 1.420 urnas tiveram que ser substituídas, o que representa apenas 0,27% do total das urnas usadas em todo o país.

O ministro ponderou que uma eleição tranquila não se caracteriza pela ausência de incidentes, mas sim que tenha ocorrido "pouquíssimas intercorrências perto do que alguns estavam prevendo". 

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!