Festa da democracia

Alexandre destaca clima de tranquilidade e segurança no início da votação

Autor

2 de outubro de 2022, 11h57

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, votou às 9h deste domingo (2/10) numa escola do bairro Jardim Paulistano, na Zona Oeste da capital paulista. Ele agora retorna ao TSE e de lá acompanhará a votação em todo o país, os testes de integridade das urnas e a apuração dos votos.

Divulgação/TSE
Ao deixar a seção, o ministro falou rapidamente com jornalistas e afirmou que as primeiras horas do pleito, tanto no Brasil quanto no exterior, correm com absoluta tranquilidade e segurança. "Temos certeza que, no final do dia, teremos já os resultados, com tranquilidade."

O ministro pediu que ninguém deixe de votar. "Peço ao eleitor que compareça, vote, volte para casa, vá almoçar, e depois, à tarde, aproveite o domingo. Boa eleição a todos."

"Construção coletiva"
Em pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão na noite de sábado (1º/10), o presidente do TSE afirmou que a democracia é uma construção coletiva dos que acreditam na paz e agradeceu aos mais de 5,2 mil juízes e promotores, 22 mil servidores e 1,8 de milhão mesários, a quem definiu como “verdadeiros agentes da cidadania”.

Alexandre de Moraes lembrou as proibições que devem ser observadas hoje, como o uso de celulares nas cabines eleitorais e o porte de armas no raio de 100 metros de todas as seções eleitorais, bem como o transporte e a posse de armas por colecionadores, caçadores e atiradores. Com informações da assessoria de imprensa do Supremo Tribunal Federal.

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!