Declaração "óbvia", mas necessária

Ministro aposentado do STF Sepúlveda Pertence declara apoio a Lula nas eleições

Autor

1 de outubro de 2022, 17h18

O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal Sepúlveda Pertence declarou, neste sábado (1/10), seu apoio à candidatura de Lula (PT) à presidência da República. As eleições acontecem no domingo (2/10).

Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr
O próprio ministro reconheceu que tal declaração seria desnecessária e até óbvia, mas destacou que o momento político do Brasil exige posicionamento. Sepúlveda Pertence e Lula se conhecem há mais de 40 anos. Pertence advogou para o petista antes e depois de ocupar cadeira no STF.

“A vida nos colocou nas mesmas trincheiras, sendo a maior delas a luta pela democracia. Por tudo isso, atesto que o Lula tem todos os requisitos necessários para fazer um bom governo. Ele tem experiência, é um pacificador nato e um excelente articulador político, com reconhecimento mundial”, disse.

Ex-promotor de Justiça, Pertence ascendeu na carreira no Ministério Público até ser nomeado procurador-geral da República no governo de José Sarney (1985-1989), mesmo presidente que o indicou ao Supremo Tribunal Federal. Presidiu o STF no biênio 1993-1994 e o Tribunal Superior Eleitoral entre 2003 e 2005.

Apoio de ministros
Diversos ministros aposentados do STF vêm declarando apoio a Lula. Celso de Mello afirmou que o presidente Jair Bolsonaro (PL), que é candidato à reeleição, é "um político menor, sem estatura presidencial". No texto em que anunciou sua decisão, o ministro afirmou que não votará no atual presidente porque ele não demonstra ter apreço pelo Estado Democrático de Direito. Por isso, ele disse que votará no petista no primeiro turno.

A mesma decisão foi tomada por outro ministro aposentado do STF, Carlos Velloso. Conhecido como entusiasta da "lava jato" e defensor das medidas tomadas pelos procuradores de Curitiba e pelo ex-juiz Sergio Moro. o ministro também considera que Bolsonaro representa uma ameaça à democracia brasileira.

Carlos Ayres Britto seguiu a mesma linha. "Nesta eleição presidencial já afunilada para dois candidatos, eis a pergunta central: diante de quem a democracia está certa de não sofrer o menor atentado? Resposta: de quem jamais colocou sob suspeita de fraude a urna eletrônica. No caso, Lula, que terá meu voto".

De acordo com o portal G1, o ministro Nelson Jobim reafirmou seu voto em Lula. Na última segunda-feira (26/10), o ex-presidente já havia recebido o apoio do ministro Joaquim Barbosa, que gravou um vídeo em que explica sua decisão. Relator do processo do mensalão, Barbosa declarou que Bolsonaro "não é um homem sério". 

Leia a declaração de apoio de Sepúlveda Pertence

É sabido que essa declaração seria até desnecessária, pois óbvia.

Mas, o momento político exige posicionamento.

Conheço Lula há mais de 40 anos, tendo sido seu advogado desde as Greves do ABC até a Lava-Jato.

A vida nos colocou nas mesmas trincheiras, sendo a maior delas a luta pela democracia.

Por tudo isso, atesto que o Lula tem todos os requisitos necessários para fazer um bom Governo. Ele tem experiência, é um pacificador nato e um excelente articulador político, com reconhecimento mundial.

Lula é a melhor opção para o Brasil. Amanhã, com toda a certeza, votarei em Lula para Presidente.

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!