Não deu 'like'

Meta é multada por exposição de dados de 533 milhões de usuários do Facebook

Autor

28 de novembro de 2022, 19h47

A Meta, gigante de tecnologia responsável por Facebook, Instagram e WhatsApp, entre outros, foi multada em 265 milhões de euros — cerca de R$ 1,4 bi na cotação desta segunda-feira (28/11) — por não ter conseguido evitar que dados pessoais de 533 milhões de usuários da rede social Facebook ao redor do mundo fossem coletados automaticamente de forma criminosa por terceiros.

Reprodução
ReproduçãoSegundo irlandeses, entre maio de 2018 e setembro de 2019 houve vazamentos

A multa foi aplicada pela Comissão de Proteção de Dados da Irlanda e é a terceira penalidade contra a companhia com base na regulamentação da União Europeia para proteção de privacidade, criada em 2018.

Investigação da comissão irlandesa revelou que dados dos usuários foram inicialmente coletados sem permissão entre maio de 2018 e setembro de 2019. Na época, a Meta alegou que os dados eram antigos e que já havia corrigido a origem do acesso irregular às informações. 

Segundo informações da Bloomberg, os dados coletados automaticamente sem permissão voltaram a aparecer num site hacker no ano passado. 

As outras duas multas aplicadas ao grupo Meta, contra o Instagram e o WhatsApp, foram ordenadas pela comissão irlandesa.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!