Velho normal

Lula promete não interferir no Supremo e diz que Brasil voltará à 'civilidade'

Autor

10 de novembro de 2022, 20h12

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu nesta quinta-feira (10/11) que não vai interferir no Supremo Tribunal Federal e no Tribunal Superior Eleitoral durante o seu governo, que terá início no dia 1º de janeiro de 2023, e que o Brasil voltará à "civilidade".

Nelson Jr./SCO/STF
Lula encontrou-se com ministros
do Supremo nesta quinta-feira
Nelson Jr./SCO/STF

Evidentemente, Lula fez referência ao comportamento do ainda presidente Jair Bolsonaro (PL), que desde o início de seu mandato ataca ministros da Suprema Corte e do TSE, além de incentivar agressões de seus seguidores a autoridades do Judiciário. Nos últimos tempos, o principal alvo da fúria de Bolsonaro foi o ministro Alexandre de Moraes, presidente do tribunal eleitoral.

"A partir de agora, vocês vão ter paz. Porque vocês não vão ter um presidente desaforado querendo intervir na Suprema Corte ou na Justiça Eleitoral", disse Lula durante pronunciamento no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede da transição de governo.

Lula se reuniu nesta quinta com a presidente do Supremo, ministra Rosa Weber, e com os demais ministros da corte. O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) também participou do encontro.

"Não é possível… Os ministros da Suprema Corte não podem ir a um restaurante, não podem ir a um cinema, não podem sair de casa", comentou o presidente eleito.

Em seu discurso no CCBB, Lula dedicou palavras elogiosas a Alexandre de Moraes pela maneira como conduziu o processo eleitoral. Segundo o vencedor da eleição presidencial, o presidente do TSE tem uma coragem "estupenda" e é "um orgulho de todo o Brasil".

"Não me importa se o Alexandre de Moraes é conservador, não importa se ele é progressista, não importa se ele é de direita, de centro. O que importa é que ele foi de muita coragem e dignidade na lisura e no compromisso de dirigir essas eleições."

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!