DEMOROU, MAS CHEGOU

Alexandre afirma que TSE recebeu 'com satisfação' relatório de militares

Autor

9 de novembro de 2022, 21h59

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, afirmou nesta quarta-feira (9/11) que a corte recebeu "com satisfação" o relatório final do Ministério da Defesa que não apontou a existência de fraude ou inconsistência nas urnas eletrônicas e no processo eleitoral deste ano.

Antonio Augusto/Secom/TSE
Antonio Augusto/Secom/TSEDocumento não apontou fraude nas urnas, para satisfação de Alexandre de Moraes

O presidente do TSE destacou que "as sugestões encaminhadas para aperfeiçoamento do sistema serão oportunamente analisadas".

Ele ainda disse que as urnas eletrônicas "são motivo de orgulho nacional e as eleições de 2022 comprovam a eficácia, lisura e total transparência da apuração e totalização dos votos".

O relatório dos militares apontou que, "face das ferramentas e oportunidades de fiscalização definidas nas Resoluções do TSE e estruturadas no Plano de Trabalho da EFASEV, a fiscalização constatou que o Teste de Integridade, sem biometria, ocorreu em conformidade com o previsto. Quanto à fiscalização da totalização, foi constatada, por amostragem, a conformidade entre os BU impressos e os dados disponibilizados pelo TSE".

No entanto, o documento do ministério diz que há a possibilidade de que um "código malicioso" possa interferir no funcionamento das urnas, o que pode ser usado por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) como argumento para continuar contestando sua derrota para Luiz Inácio Lula da Silva na eleição.

Clique aqui para ler o relatório
Clique aqui para ler a nota do TSE

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!