Fracasso anunciado

Empacado nas pesquisas, Moro baixa a bola e deve se candidatar a deputado

Autor

31 de março de 2022, 16h42

De acordo com os ambiciosos planos de Sergio Moro, a esta altura dos acontecimentos ele seria protagonista de uma fulminante arrancada nas pesquisas de intenções de voto para a Presidência da República, que desembocaria em uma consagradora vitória na eleição de outubro. Só que deu tudo errado para o ex-juiz e ex-chefe informal da finada "lava jato".

Marcelo Camargo/Agência Brasil
O ex-juiz não decolou nas pesquisas para
a Presidência e teve de sair de fininho
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O nome do paranaense não decolou e, diante da perspectiva de uma constrangedora derrota, ele preferiu dar meia volta. Nesta quinta-feira (31/3), em um hotel de São Paulo, Moro assinou sua filiação ao União Brasil e o secretário-executivo da legenda em terras paulistas, Alexandre Leite, informou que ele será candidato a deputado federal.

"Moro vem para o União com a expectativa de ser um dos deputados mais votados da história do país. Daremos todas as condições para isso", afirmou o dirigente.

Pelo Twitter, o ex-juiz afirmou que abre mão, "nesse momento", de disputar a presidência, mas não confirma a candidatura a deputado. "O Brasil precisa de uma alternativa que livre o país dos extremos, da instabilidade e da radicalização. Por isso, aceitei o convite do presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar, para me filiar ao partido e, assim, facilitar as negociações das forças políticas de centro democrático em busca de uma candidatura presidencial única. A troca de legenda foi comunicada à direção do Podemos, a quem agradeço todo o apoio. Para ingressar no novo partido, abro mão, nesse momento, da pré-candidatura presidencial e serei um soldado da democracia para recuperar o sonho de um Brasil melhor", diz o post.

No ano passado, Moro filiou-se ao Podemos com a intenção de se candidatar à Presidência da República. Na época, seu nome aparecia com pouco menos de 10% das intenções de voto nas pesquisas, mas ele estava certo de que cresceria a ponto de tirar do segundo turno o presidente Jair Bolsonaro. A realidade, porém, foi bem mais dura com ele.

Na pesquisa mais recente sobre o tema, realizada pelo PoderData e divulgada nesta quarta-feira (30/3), o ex-juiz aparece com 6% das intenções, atrás de Ciro Gomes (7%) e a quilômetros de Bolsonaro (32%) e do líder, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (41%).

Com esse cenário hostil, Moro decidiu voar mais baixo. Ele trocou o Podemos pelo União Brasil, mudou o domicílio eleitoral para São Paulo e vai se candidatar a deputado, já que a vaga de postulante ao Senado por seu novo partido já está ocupada pelo apresentador de TV José Luís Datena.

Surpresa desagradável
Em nota divulgada à imprensa, o Podemos exibiu sua surpresa e seu descontentamento com a decisão de Moro de deixar o partido. O texto, assinado pela presidente Renata Abreu, afirma que o ex-juiz não informou a sua agora ex-legenda sobre a troca.

"Para a surpresa de todos, tanto a Executiva Nacional quanto os parlamentares souberam via imprensa da nova filiação de Moro, sem sequer uma comunicação interna do ex-presidenciável", diz trecho do texto.

Leia a íntegra da nota do Podemos:

"Foi mais de um ano de conversas até a filiação de Sergio Moro e o lançamento de sua pré-candidatura à presidência da República pelo Podemos, sempre respeitando seu momento de vida profissional e pessoal e trabalhando para oferecer ao Brasil uma esperança contra a polarização dos extremos.
O Podemos jamais mediu esforços para garantir ao presidenciável uma pré-campanha robusta, a começar por um grande evento de filiação e por toda retaguarda necessária para deslocamentos em segurança pelo País, com total garantia de recursos para sua futura campanha eleitoral.
O Podemos não tem a grandeza financeira daqueles que detém os maiores fundos partidários, como é sabido por todos. Mas tem a dimensão daqueles que sonham grande, com a convicção de que o projeto de um Brasil justo para todos vale mais do que o dinheiro.
Para a surpresa de todos, tanto a Executiva Nacional quanto os parlamentares souberam via imprensa da nova filiação de Moro, sem sequer uma comunicação interna do ex-presidenciável.
Seguiremos focados para  apresentar aos brasileiros e brasileiras uma alternativa que olhe nos olhos sem titubear. E que, com firmeza de propósitos, nunca desista de sonhar. Porque, sim, juntos podemos mudar o Brasil!
EXECUTIVA NACIONAL DO PODEMOS
RENATA ABREU, presidente nacional".

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!