Mais celeridade

TJ-SP instala cinco novas varas na zona norte da capital paulista

Autor

30 de março de 2022, 14h49

O Tribunal de Justiça de São Paulo instala, nesta quinta-feira (31/3), cinco novas varas no Foro Regional XII — Nossa Senhora do Ó, na zona norte da capital paulista. São elas: 5ª, 6ª e 7ª Varas Cíveis, bem como as 4ª e 5ª Varas da Família e das Sucessões. O evento contará com a presença do presidente da Corte, desembargador Ricardo Anafe. 

Jorge Rosenberg
TJ-SPTJ-SP instala cinco nova varas na capital 

As varas cíveis atendem causas relacionadas a direito do consumidor, danos morais, contratos, cobranças e outras. É a área que conta com o maior número de processos em todo o estado. Já as varas da Família e das Sucessões são responsáveis por temas como inventários, testamentos, separação judicial, divórcio, anulação de casamento, investigação de paternidade, ação de alimentos e outros.  

Segundo o juiz diretor do foro, Luciano Fernandes Galhanone, a instalação das varas é uma "aspiração antiga", por se tratar de uma área de jurisdição com elevada taxa populacional e extensão geográfica. "Espera-se que elas contribuam para a prestação do serviço de maneira mais agilizada, como é da aspiração de todos: magistrados, servidores, advogados e partes dos processos", disse.

Os magistrados titulares das varas instaladas são José Roberto Leme Alves de Oliveira (5ª Cível), Marcus Vinicius Kiyoshi Onodera (6ª Cível), Rodrigo de Oliveira Carvalho (7ª Cível), Renato Guanaes Simões Thomsen (4ª Vara da Família e das Sucessões) e Camila de Jesus Mello Gonçalves (5ª Vara da Família e das Sucessões).

No Foro Regional Nossa Senhora do Ó, há 59.191 ações em andamento, sendo que 40.368 tramitam nas quatro varas Cíveis e 18.823 nas três da Família e das Sucessões, segundo dados de fevereiro de 2022. Apenas naquele mês, foram recebidos 1.432 novos feitos. 

Com os novos ofícios, os processos serão redistribuídos, de forma equânime. O Foro Regional XII – Nossa Senhora do Ó faz parte da 1ª Região Administrativa Judiciária – Grande São Paulo (1ª RAJ), que tem a juíza Gabriela Fragoso Calasso Costa como diretora. Com informações da assessoria de imprensa do TJ-SP.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!