Direito à saúde

Juiz concede HC preventivo para mãe de criança doente cultivar maconha

Autor

22 de março de 2022, 7h53

Por entender que existe fundado risco de restrição ao direito de ir e vir de uma mulher cujo filho tem síndrome de McCune Albright e faz tratamento à base de canadibiol por parte de agentes de segurança pública, o juiz Ali Mazloum, da 7ª Vara Criminal Federal de São Paulo, concedeu a ela um Habeas Corpus preventivo.

Reprodução
Mãe de criança com síndrome rara fez curso de cultivo de maconha para fins medicinais
Reprodução

Com a decisão, os agentes de segurança ficam impedidos de adotar quaisquer medidas para violar ou cercear a liberdade de locomoção da paciente em razão da importação de sementes de cannabis sativa — limitada a 120 unidades a cada período de 12 meses — ou por plantação, cultivo, colheita, extração, produção caseira e artesanal, porte e uso do óleo de cannabis sativa para fins exclusivamente terapêuticos de seu filho.

O menino tem oito anos de idade e sofre de enfermidade caracterizada por displasia fibrosa poliostótica, manchas cutâneas e endocrinopatias hiperfuncionantes (como puberdade precoce e hipertireoidismo).

No pedido de HC, a mãe explicou que o menor tem inúmeras enfermidades decorrentes da sua condição física e recebeu prescrição médica para iniciar o tratamento com canabidiol. A mulher, defendida por Layla Espeschit, sustentou também que desde a prescrição médica ela e o pai têm estudado a utilização mundial do óleo de cannabis para fins terapêuticos, mas que eles não conseguem arcar com o alto custo do medicamento, vendido pelo preço de R$ 2,8 mil por unidade.

Ao analisar o pedido, o magistrado afirmou que consta nos autos documentação médica evidenciando a melhora da qualidade de vida do menino a partir da terapia com canabidiol, bem como a quantidade de sementes que se pretende importar anualmente.

"A situação documentada nos autos evidencia a necessidade de aquisição de fármaco de custo extremamente elevado para o padrão socioeconômico médio brasileiro, de modo que pessoa que detém conhecimento teórico comprovado no cultivo de sementes, como é o comprovado caso da paciente, pode valer-se de salvo-conduto para dar ensejo à extração do aludido óleo medicinal de forma caseira e, evidentemente, menos onerosa", afirmou o juiz.

O magistrado citou jurisprudência do STF e do STJ sobre tratamentos à base de canadibiol e concluiu que eventual restrição ao direito de ir e vir da impetrante por parte das forças de segurança pública, em razão da importação e cultivo de sementes de cannabis sativa em pequenas quantidades e para fins exclusivamente medicinais, seria ilegal.

Clique aqui para ler a decisão
5000937-15.2022.4.03.6181

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!