"Missão da minha vida"

Beto Simonetti faz discurso de posse e reafirma compromisso com a advocacia

Autor

16 de março de 2022, 15h27

Beto Simonetti, novo presidente da OAB Nacional, fez seu discurso de posse, nessa terça-feira (15/3), e declarou que a nova gestão terá como focos de atuação a proteção das prerrogativas profissionais, o atendimento da advocacia de todas as regiões do país e a defesa das liberdades e da democracia no Brasil.

Divulgação
Novo presidente da OAB, Beto Simonetti, disse que essa é a missão da sua vida Divulgação

Simonetti comandará o Conselho Federal da Ordem no triênio 2022/2025, junto com a diretoria formada pelo vice-presidente, Rafael Horn (SC), pela secretária-geral, Sayury Otoni (ES), pela secretária-geral adjunta, Milena Gama (RN), e pelo diretor-tesoureiro, Leonardo Campos (MT).

No discurso, Simonetti enfatizou que a gestão defenderá os advogados e advogadas dos mais distantes rincões do país. "Presidir o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil é a missão da minha vida. Saibam que levarei para sempre o compromisso que firmamos, de defender a advocacia do arbítrio, venha ele de onde vier. O que nos une é a defesa das prerrogativas, é a busca do fim dos abusos de autoridade sistemáticos no Brasil", garantiu.

Ao assumir o Conselho Federal da OAB, Simonetti também se comprometeu a atuar em defesa da Democracia e da Constituição e afirmou que a retomada do país passa pelo fortalecimento da advocacia.

Para Simonetti, a advocacia deve ser unida pela Constituição, pela defesa do Estado de Direito, pela defesa dos direitos e garantias fundamentais. "A construção de um país mais justo, menos desigual, com as regiões integradas e no rumo ao desenvolvimento. Esse é o nosso ideal. E a advocacia é fundamental para obtermos sempre mais vitórias nessa direção."

"É a advocacia, função essencial à Justiça, que batalha pelos legítimos interesses dos clientes, sejam pessoas físicas e jurídicas. E fazemos isso, mesmo tendo contra nós frequentes abusos, em todos os cantos do país. Advogar é entregar-se ao outro. Advogar é tributar a própria vida ao cuidado do semelhante. Advogar é desafio para quem não se acovarda nem abaixa a cabeça frente a injúrias, ameaças e intimidações", destacou o novo presidente da OAB.

Simonetti ressaltou ainda o novo momento histórico da Ordem, com a aprovação da paridade de gênero e das cotas raciais nas eleições da entidade. A mudança nas regras garantiu a disputa eleitoral com chapas paritárias e com diversidade racial. Cinco seccionais elegeram mulheres como presidentes. A própria diretoria do Conselho Federal conta, pela primeira vez na história, com duas mulheres.

"Vivemos o momento histórico em que a OAB implementa a paridade de gênero e as cotas raciais. Trata-se de mais um passo relevante para colocar a Ordem em compasso com a realidade do cotidiano da profissão. Temos agora, de forma efetiva, chapas paritárias e com diversidade racial. Assim, portanto, temos também conselhos mais diversos – das subseções ao Conselho Federal. Muito ainda precisa ser feito, claro. Temos que defender nossas conquistas e avançar sempre mais. Mas já temos implementadas as regras que permitem essa abertura do presente e do futuro da Ordem a mais participação, mais inclusão e mais diversidade", celebrou.

"A tônica da gestão será trabalhar com a intensidade desse último mês e meio. Focamos na proteção ao exercício de nossa profissão e na defesa da cidadania. Como disse, essa é a missão da minha vida. E faremos, sim, uma gestão da advocacia para a advocacia", encerrou o presidente da Ordem.

Clique aqui para ler o discurso 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!