Resumo da semana

Decisões do STF sobre aluguel, licitações e Previdência foram destaque

Autor

12 de março de 2022, 8h21

A semana foi marcada por decisões de grande impacto social e econômico do Supremo Tribunal Federal. Na quarta-feira (9/3), por 7 votos a 4, a corte decidiu que é constitucional a penhora de bem de família pertencente a fiador de contrato de locação, seja comercial, seja residencial.

Prevaleceu o entendimento do relator, ministro Alexandre de Moraes, para quem a possibilidade de penhora do bem não viola o direito à moradia do fiador, que exerce seu direito à propriedade ao oferecer seu imóvel como garantia contratual de livre e espontânea vontade, com plena consciência dos riscos decorrentes de eventual inadimplência. Segundo ele, impor essa restrição representaria uma afronta também aos princípios da boa-fé objetiva e ao da livre iniciativa.

Também na quarta-feira (9/3), os ministros validaram, em julgamento virtual, a cessão ou transferência das concessões sem obrigatoriedade de abertura de novo processo licitatório. Prevaleceu a proposta do relator, ministro Dias Toffoli, que mudou seu voto no decorrer do processo.

Para Toffoli, as cessões ou transferências de concessão e do controle societário da concessionária, desde que autorizadas pelo poder público, têm a finalidade de permitir a continuidade da prestação de serviços nos casos em que as concessionárias não têm condições de dar continuidade aos empreendimentos.

Por fim, outra decisão de grande repercussão tratou diz respeito à tese da "revisão da vida toda". O ministro Nunes Marques pediu destaque e retirou do Plenário Virtual do Supremo Tribunal Federal o julgamento, que agora vai começar do zero, no Plenário, em data a ser definida pelo presidente da Corte, Luiz Fux.

Todos os ministros já tinham votado e decidido, por 6 a 5, que os aposentados pelo INSS poderiam usar todas as suas contribuições previdenciárias, inclusive aquelas recolhidas antes do Plano Real, para calcular os valores de seus benefícios.

Conjur

TV ConJur
Sem imparcialidade não há democracia!
O combate ao crime além da lavajato
Entrevista com
Luiz Fernando Casagrande Pereira, da Abradep

Frase da semana
"A irrogada 'intensa atuação' de Aécio, na condição de Senador da República, nos 'bastidores' do Congresso Nacional, no sentido de aprovar medidas legislativas voltadas a, segundo o MPF, impedir ou embaraçar a apuração e a efetiva punição de infrações penais que envolviam organização criminosa, tais como a lei da anistia do chamado caixa dois eleitoral e a lei de abuso de autoridade, não passa de devaneio. É risível. A mesma independência funcional exigida aos membros do Ministério Público é também atributo inalienável dos membros do Congresso Nacional", juiz federal Ali Mazloum em decisão que absolveu Aécio e Andréa Neves das acusações de corrupção passiva

Entrevista da semana

Spacca
Não há democracia no mundo civilizado que tenha o nível de regulação na propaganda eleitoral que existe no Brasil. "Nós limitamos até o tamanho do adesivo que pode ser colocado no carro. Não há similar no planeta", afirma o coordenador-geral da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), Luiz Fernando Casagrande Pereira.

Em entrevista à ConJur, o advogado sustenta que essa hiper-regulação não desestimula quem quer jogar fora da lei e ainda deixa o eleitor desinformado: "São tão amarradas as hipóteses de propaganda eleitoral, são tantas restrições, que há bons estudos mostrando que isso gera déficit de informação para o eleitor."

Pereira aponta que um dos efeitos maléficos do excesso de regulação nessa área é a judicialização recorde das campanhas eleitorais. O alto volume é um produto exclusivamente nacional.

É preciso desidratar a lei. Mas não apenas isso. O advogado defende que se modifique a premissa, que não passa de uma ficção, de que a campanha se dá somente nos 45 dias que antecedem o dia da eleição, como fixa a lei. A ideia seria ampliar as hipóteses de propaganda na pré-campanha. "Não há nenhum problema em oficializarmos que os candidatos estão em campanha muito antes do período eleitoral propriamente dito, que foi reduzido a 45 dias".

Ranking

Reprodução
Com 43 mil leituras, o texto mais lido da semana trata de decisão da juíza Mayra Callegari Gomes de Almeida, da 6ª Vara Cível de Ribeirão Preto (SP), de conceder uma liminar pouco mais de 1h20 depois de a ação ser distribuída. Na decisão, ela determinou que o Banco do Brasil readeque o valor das prestações do financiamento contraído pelo autor, de modo que as parcelas debitadas na sua conta corrente, somadas ao valor das parcelas dos empréstimos anteriormente tomados, não superem 30% de seus rendimentos líquidos.

O segundo texto mais lido da semana, com 31 mil acessos, informa decisão do juízo da 4ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, ao acolher embargos, com efeitos modificativos para reconhecimento de citação ficta do influenciador digital Raiam Santos em processo movido pelo também influencer Bruno de Almeida Perini. Os julgadores consideraram o compartilhamento de uma notícia da ConJur válido como citação ficta.

As dez mais lidas
Juíza dá liminar pouco mais de uma hora depois da proposição da ação
Compartilhar texto da ConJur serve como citação ficta, diz TJ-SP
OAB apresenta ao STF proposta de súmula sobre pareceres da advocacia
Prescrição é interrompida uma só vez em uma relação, diz STJ
Dano moral causado por desídia de advogado não se presume, diz STJ
Desobedecer ordem de PMs em policiamento ostensivo é crime
Sem registro dos imóveis, juíza suspende cobrança do ITBI
Juiz nega pedido de falência de indústria por dívida de R$ 139 mil
Base de cálculo do ITBI não está vinculado à do IPTU, decide STJ
Na pós-modernidade, advogado "demite" juiz da causa via Tik Tok

Manchetes da semana
Prescrição de ação da massa falida não começa antes da falência
Medida protetiva que afasta agressor de imóvel não gera indenização
Menor de idade que mata os pais não tem direito a herança, diz STJ
"Controle de moralidade tem de ser feito pelo eleitor, não pela lei"
Patrocinador não responde por morte por acidente em evento
Especialistas debatem o combate ao crime além da "lava jato"
Preventiva sem revisão em 90 dias não causa revogação automática
Ganhos com incentivo fiscal não compõem base de IRPJ e CSLL
STF permite penhora de bem de família em fiança de aluguel comercial
STJ mantém decisão para Lula saber se 'lava jato' cooperou com EUA
Dano moral causado por desídia de advogado não se presume, diz STJ
STF valida representação fiscal ao MP após processo administrativo

Autores

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!