Visita ao TRE-SP

Fachin discute combate à desinformação e elogia urna eletrônica

Autor

8 de março de 2022, 11h09

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Edson Fachin, e o vice-presidente, ministro Alexandre de Moraes, visitaram a sede do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) para conhecer mais de perto o trabalho do órgão e seus principais desafios neste ano de eleições.

Divulgação
Ministros Alexandre de Moraes e Edson Fachin reunidos com Paulo Galízia, do TRE
Divulgação/TRE-SP

Reunidos com o presidente do TRE, desembargador Paulo Galízia, os ministros trataram de temas como enfrentamento à desinformação, segurança da urna eletrônica e a baixa procura dos jovens para emissão do primeiro título.

Na conversa, Fachin destacou a importância do fortalecimento de dois pilares: o combate à desinformação e o fortalecimento da reputação da Justiça Eleitoral. Sobre a desinformação, discutiu a necessidade de articulação entre o TSE e os 27 tribunais regionais eleitorais para enfrentá-la, incentivando uma política institucional através da cogestão entre o tribunal superior e os TREs para o fortalecimento da Justiça Eleitoral.

"Os ataques não foram à Justiça Eleitoral em si, mas sim ao que ela se destina: à democracia", afirmou o ministro.

Sobre o fortalecimento da imagem da Justiça Eleitoral, o ministro lembrou da excelência dos serviços prestados, principalmente com o advento da urna que, desde o seu princípio, nunca teve comprovação de fraudes.

Nesse sentido, avalia o ministro, cada país procura alternativas que supram suas necessidades, e o Brasil encontrou "uma resposta para problemas que nós tínhamos". "A nossa performance é uma performance de excelência", continuou.

A baixa procura dos jovens pelo serviço de alistamento eleitoral também foi motivo de atenção por parte do ministro, que destacou a necessidade de estimular a participação dos jovens no processo eleitoral. "Quem não tem título não vota e deixa que os outros escolham por eles", enfatizou Fachin.

Agenda de visitas
A visita do presidente do TSE ao TRE-SP é a primeira de uma série de visitas previstas a TREs do país a fim de direcionar uma agenda conjunta da Justiça Eleitoral durante a nova gestão da Corte Eleitoral.

As visitas tratarão também do Programa de Fortalecimento Institucional da Justiça Eleitoral (JE) que, por meio de uma atuação conjunta entre o TSE e os TREs, como cogestores da imagem e da reputação da JE, visa promover o combate à desinformação e ampliar a segurança do processo eleitoral. Com informações da assessoria do TRE-SP.

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!