Luto no direito

Morre o professor José de Oliveira Ascensão, aos 89 anos

Autor

6 de março de 2022, 17h37

Morreu neste domingo (6/3), em Lisboa (Portugal), o professor José de Oliveira Ascensão, aos 89 anos.

Divulgação
Divulgação

Nascido em Luanda (Angola), no ano de 1932, foi um dos mais renomados professores e jurisconsultos lusobrasileiros. Formou-se em direito em 1955 e doutorou-se em ciências histórico-jurídicas, em 1962, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde foi professor catedrático. No Brasil, foi professor da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) na década de 1970.

Ascensão construiu sólida carreira ao longo das décadas de sua profícua produção acadêmica, principalmente escrevendo obras de referências na área da Teoria do Direito e do Direito Autoral.

O professor Ascensão gostava de ser apresentado como civilista. Foi um dos maiores estudiosos do direito civil lusobrasileiro, com mais de 350 obras publicadas em várias línguas, inclusive em alemão. Nos últimos anos, porém, dedicava seu tempo também ao estudo da concorrência desleal, o direito de autor e a propriedade intelectual.

A Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa manifestou "o mais profundo pesar" pela morte de Ascensão. Em nota, afirmou que o professor "será para sempre reconhecido pelo importante contributo científico dado à Academia".

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!