Último recurso

1ª Turma do Supremo autoriza extradição do mafioso italiano Rocco Morabito

Autor

24 de maio de 2022, 21h59

Por unanimidade, a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal negou recurso e manteve a extradição do mafioso italiano Rocco Morabito, acusado de integrar uma das maiores organizações criminosas da Itália e preso na Paraíba pela Interpol.

Italian Police/DPA/Picture Alliance
Morabito está preso na Penitenciária Federal de Brasília, onde aguarda extradição
Italian Police/DPA/Picture Alliance 

Em março deste ano, o colegiado manteve a extradição do mafioso. Atualmente, Rocco está detido na Penitenciária Federal de Brasília. Em junho do ano passado, a ministra Cármen Lúcia, relatora do processo, negou recurso da defesa e decidiu manter Morabito preso por até três anos no local.

Segundo informações das autoridades italianas, Rocco é um dos líderes da Ndrangheta, organização de tipo mafiosa, e já fugiu do sistema penitenciário uruguaio em 2019, quando aguardava processo de extradição. O traficante foi preso no dia 24 de maio de 2021 em um hotel de João Pessoa. Assim que foi detido, um pedido de extradição foi apresentado pelo governo da Itália.

Ainda em 2019, a relatora, ministra Cármen Lúcia, havia decretado sua prisão preventiva para fins de extradição, por solicitação do Escritório Central Nacional da Interpol no Brasil. O mandado de prisão foi cumprido em maio de 2021. 

Na sessão desta terça-feira (25/3), foi julgado o último recurso da defesa do italiano. A ministra Cármen Lúcia disse que a defesa tem ingressado com "inúmeros recursos" para tentar "prolongar a marcha processual", em uma clara tentativa de atrasar a extradição.

"Esses embargos apresentam, mais uma vez, a pretensão de rediscutir matérias já devidamente solucionadas na competência da presidência deste Supremo Tribunal Federal e também desta 1ª Turma. Está, portanto, demonstrada a tentativa de procrastinação dessa extradição e da conclusão do feito", disse a ministra.

Os ministros da 1ª Turma determinaram a certificação imediata do trânsito em julgado (quando não há mais recurso) do processo, o que abre caminho para a entrega de Morabito ao governo italiano.

EXT 1.682

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!