Defesa das urnas

Nos 90 anos, TSE exalta vontade de democracia e coragem republicana

Autor

19 de maio de 2022, 11h50

O Tribunal Superior Eleitoral celebrou, na manhã desta quinta-feira (19/5), os 90 anos de sua instalação exaltando a vontade democrática e a coragem republicana que sempre pautou a atuação da Justiça especializada no país.

Abdias Pinheiro/TSE
TSE foi instalado em 20 de maio de 1932
Abdias Pinheiro/TSE

O discurso coube ao ministro Alexandre de Moraes, vice-presidente da corte e que a presidirá durante as eleições presidenciais de outubro. Ele citou a história da Justiça Eleitoral no Brasil e celebrou os grandes avanços em termos de democracia.

"Se a Justiça Eleitoral nasceu com pouca estrutura, nasceu com muita vontade e muita coragem. Vontade de lutar pela democracia. E coragem de lugar contra um sistema que, à época, tentava capturar a vontade soberana do povo, desvirtuando os votos que eram colocados nas urnas. Esse foi o surgimento da Justiça Eleitoral", disse.

A data de aniversário do TSE é 20 de maio. Sua instalação se deu em 1932, no Rio de Janeiro, ainda com o nome de Tribunal Superior de Justiça Eleitoral. Para o ministro Alexandre de Moraes, a mesma motivação de 90 anos atrás ainda está presente na corte.

"A vontade de democracia e a coragem de combater os que são contrários aos ideais constitucionais e republicanos permanecem na Justiça Eleitoral, que foi se aperfeiçoando ano a ano", celebrou.

O aniversário do TSE é celebrado em momento de tensão democrática, a partir dos ataques constantes do presidente Jair Bolsonaro e no ano em que deve-se registrar uma eleição presidencial de polarização ímpar. Na quarta-feira (18/5), a ONU alertou ameaças à democracia, desinformação e ataques ao Judiciário brasileiro.

Autores

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!