Apelação final

PT apresenta ação popular para tentar barrar a privatização da Eletrobras

Autor

17 de maio de 2022, 21h42

Nesta terça-feira (17/5), véspera da sessão do Tribunal de Contas da União que vai avaliar a privatização da Eletrobras, o Partido dos Trabalhadores apresentou à 7ª Vara Federal Cível de Brasília uma ação popular para suspender o processo de venda da empresa. O partido alega que estudos técnicos do TCU apontam uma subavaliação de R$ 46 bilhões no valor total de privatização só em relação ao equívoco presente no cálculo da potência das usinas.

Divulgação
TCU deve aprovar o projeto de privatização apresentado pelo governo federalDivulgação

"A equipe técnica do Tribunal de Contas da União (relatório SeinfraElétrica anexo ao presente) identificou que este cálculo do preço da energia no ambiente de contratação livre está equivocado e impôs uma subavaliação da VAC em R$ 46 bilhões", diz a petição.

O TCU deve aprovar nesta quarta-feira (18/5) o processo de privatização da Eletrobras, paralisado há quase um mês por um pedido de vista do ministro Vital do Rêgo.

Outras ações
Na outra ação que já tramita 7ª Vara Federal Cível de Brasília, parlamentares do PT denunciam a realização supostamente equivocada do cálculo no preço de venda da Eletrobras, levando em conta apenas a variável potência das usinas, sem considerar o CME-Potência. Na ação, a legenda requereu a suspensão do trâmite até que seja feito novo cálculo de potência das usinas, com inclusão do CME-Potência.

Clique aqui para ler a petição

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!