Opinião

Meios executivos atípicos no Superior Tribunal de Justiça

Autor

16 de maio de 2022, 16h24

Devedores poderão sofrer cancelamento de cartões de crédito, impedimento de celebração de contratos de compra e até bloqueio de passaportes e da carteira nacional de habilitação pelo não pagamento de execuções civis? Essa pergunta que deveria ser resolvida à luz da legislação processual civil será respondida em breve pelo Judiciário ao pacificar a interpretação do artigo 139, IV do Código de Processo Civil.  

A 2ª Seção do Superior Tribunal de Justiça admitiu o processamento, sob o rito dos recursos repetitivos, do Tema 1.137, que tenderá a colocar um fim na divergência interpretativa do artigo 139, IV, do Código de Processo Civil. A controvérsia sobre a possibilidade ou não de utilização de meios de coerção atípicos — ou seja, não previamente estipulados por lei — por juízes na condução de execuções civis será relatada pelo ministro Marco Bruzzi e terá como parâmetro fático os recursos representativos de números 1.955.539 e 1.955.574.  

STJ cuidará de criar standards decisórios e estabelecer através do sistema de precedentes maior previsibilidade a respeito das medidas de coerção  mesmo atípicas  possíveis numa execução. A técnica de cláusula aberta seguida pelo artigo 139, IV do Código de Processo Civil precisa ser adequadamente dimensionada dentro do Estado Constitucional, logicamente sob a ótica da proporcionalidade, devido processo legal, legalidade e dignidade da pessoa humana.  

Nesse sentido, inclusive já se posicionou o ministro Luis Felipe Salomão, ao afirmar que, "ainda que a sistemática do código de 2015 tenha admitido a imposição de medidas coercitivas atípicas, não se pode perder de vista que a base estrutural do ordenamento jurídico é a Constituição Federal, que resguarda de maneira absoluta o direito de ir e vir, em seu artigo 5º, XV. Não bastasse isso, como antes assinalado, o próprio diploma processual civil de 2015 cuidou de dizer que, na aplicação do direito, o juiz não terá em mira apenas a eficiência do processo, mas também os fins sociais e as exigências do bem comum, devendo ainda resguardar e promover a dignidade da pessoa humana, observando a proporcionalidade, a razoabilidade e a legalidade" (RHC 97.876/SP).

A opção legislativa no CPC em vigor foi de prestigiar o princípio da efetividade e conferir aos magistrados superpoderes na perseguição de créditos. Pretendeu-se superar, assim, a era da taxatividade das medidas coercitivas previstas em lei para um cenário processual de discricionariedade para magistrados, absoluta insegurança jurídica para executados e desproporcionalidade na excessiva abertura concedida à exequentes para penalização de cidadãos com dívidas não quitadas.  

A positivação da atipicidade das medidas coercitivas e crescente atribuição de discricionariedade de julgamentos traz enorme insegurança jurídica para os devedores. Logicamente esse trabalho não se presta a estimular a impontualidade no pagamento de obrigações pecuniárias, mas apenas de refletir se a adoção de medidas coercitivas não expressamente respaldadas em lei para a persecução de créditos viola ou não os princípios constitucionais do devido processo legal e da dignidade da pessoa humana.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!