Liberdade em cores

Grafiteiros ilustram projeto do STF em evento na Praça dos Três Poderes

Autor

16 de maio de 2022, 21h59

Grafiteiros de todas as regiões do país estarão reunidos nesta terça (17/5), às 8h, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, para imprimir sua arte em 11 grandes painéis, nos quais retratarão um aspecto da liberdade em cada um.

Valter Campanato/Agência Brasil
Artistas estarão nesta terça, das 8h às 18h, na Praça dos Três Poderes, em Brasília
Valter Campanato/Agência Brasil

O conceito será tema de um livro que o Instituto Justiça & Cidadania lançará em agosto, com artigos dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal, como parte do Projeto Liberdades, que festeja os 200 anos da independência do Brasil.

De acordo com os organizadores do evento, os grafites vão ilustrar não a obra principal do projeto, com os textos completos dos magistrados, mas uma versão dirigida ao público infanto-juvenil, que será distribuída de forma impressa e digital a todas as escolas de ensino médio do país.

A pintura dos painéis poderá ser acompanhada pelo público das 8h às 18h. Os artistas foram selecionados pelo fundador do Museu do Grafitti do Rio de Janeiro, Rafael Barbosa, conhecido como Fael Tujaviu.

Além dele, estarão presentes Jaime dos Santos, o Jaime; Alexsandra de Assis Santana Ribeiro, a Dinha; Sarah Regina de Oliveira, que assina Chermie; Juliana de Santana, a Juliana Fervo; Priscila Renata Jacome da Silva, a Roxo; Pandro Fernandes, conhecido como Nobã; Pedro Henrique Franco, ou Pedro Raz; Eduardo Fernandes de Castro, o Aiog; André Machado da Silva, o Bart; e Naiana Mendes, mais conhecida como Nati.

Também no evento, a artista de Brasília Veronica Pires, do coletivo Risofloras, fará uma tela sobre combate às fake news e ao discurso de ódio.

Livro
Intitulada "Liberdades", a obra principal foi dividida da seguinte forma: o presidente do Supremo, Luiz Fux, escreverá sobre a liberdade econômica; a vice-presidente, Rosa Weber, abordará a liberdade sindical e associativa; o decano, Gilmar Mendes, examinará a liberdade de ir e vir; já Ricardo Lewandowski discorrerá sobre a liberdade de reunião.

A ministra Cármen Lúcia, por sua vez, tratará da liberdade de imprensa; o conceito de liberdade de expressão caberá a Dias Toffoli; Luís Roberto Barroso analisará a liberdade sexual; Edson Fachin tratará da liberdade de voto; Alexandre de Moraes, da liberdade eleitoral; Nunes Marques, da liberdade empresarial; e, por fim, André Mendonça escreverá sobre a liberdade religiosa.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!