Cooperação internacional

Especialistas debatem extradição em seminário do Conselho da Justiça Federal

Autor

12 de maio de 2022, 14h43

Os diversos aspectos da extradição foram tema de debate entre especialistas, nesta terça-feira (10/5), durante o segundo encontro virtual do ciclo de palestras do 2º Seminário sobre Cooperação Jurídica Internacional.

Divulgação
Evento ocorre às terças-feiras, das 9h às 12h, via plataforma Zoom, até 7 de junho
Divulgação

O evento é uma realização do Conselho da Justiça Federal (CJF), por meio do Centro de Cooperação Jurídica Internacional (Cecint), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e o Programa Nacional de Difusão de Cooperação Jurídica Internacional Brasil (Grotius). 

Primeiro palestrante a discorrer sobre o assunto, o procurador regional da República Vladimir Aras abordou os tópicos gerais acerca do tema, explicando conceitos, etapas de execução, classificação e legislação, além de relembrar casos que ganharam grande repercussão.   

"A extradição é uma ferramenta de cooperação jurídica internacional e se apresenta em evento no qual se identifica uma relação com a jurisdição estrangeira, quando o indivíduo praticou crime no exterior, ou quando o crime foi cometido aqui e o indivíduo fugiu do território nacional. Para alcançar essa pessoa contamos com tratados bilaterais, multilaterais, ou o país pode lançar mão da promessa de reciprocidade", disse o procurador.  

Em seguida, o diretor do Departamento de Segurança e Justiça do Ministério das Relações Exteriores, ministro André Veras Guimarães, tratou do tema "As relações internacionais e a extradição". Em sua fala, mostrou os aspectos que podem dificultar o processo de extradição, tais como a soberania e o interesse do Estado.

"Nos últimos anos observamos dificuldades de efetivação no deferimento de pedidos de extradição porque o país não apresenta condições carcerárias mínimas para preservar os direitos humanos do extraditando. Não podemos permitir que essa alegação represente uma possibilidade de não punição e para isso temos outros mecanismos de cooperação jurídica, como a transferência de processo", avaliou o ministro 

Chefe da Divisão de Cooperação da Polícia Internacional (Interpol), o delegado Rodrigo Carnevalle tratou do tema "A prisão cautelar para extradição" e explicou as etapas práticas que envolvem essa medida. 

"Para que determinado processo possa tramitar, é necessário que a pessoa esteja presa e isso demonstra a importância da prisão cautelar. Os aspectos práticos para essa medida envolvem, por exemplo, pesquisas em bancos de dados e em redes sociais, uso de sistemas de cruzamento de informações, desenvolvimento de força tarefa com outros países e até mesmo sistema de vigilância do possível criminoso", afirmou o delegado.   

O coordenador de Extradição do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) do MJSP, Rodrigo Sagastume, concluiu a programação do dia com a palestra "O processo de extradição no Departamento de Recuperação de Ativos", na qual discorreu sobre requisitos, o papel da autoridade central, etapas e classificações do processo de extradição.

"A extradição pode ser classificada como instrutória quando o indivíduo vai responder ao processo criminal, executória quando o indivíduo deve cumprir aquela pena imposta, ou voluntária, que possibilita a concordância do indivíduo em ser extraditado", explicou Sagastume.

O 2º Seminário sobre Cooperação Jurídica Internacional é composto por ciclos de palestras, que ocorrem sempre às terças-feiras, das 9h às 12h, via plataforma Zoom, até o dia 7 de junho. O tema da próxima terça (17/5) será "Cooperação jurídica internacional em Matéria Civil: subtração internacional de crianças e adolescentes". Com informações da assessoria de imprensa do CJF.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!