4ª versão

Manifesto contra reforma tributária de Guedes conta com 205 entidades

Autor

11 de maio de 2022, 12h21

205 entidades da sociedade civil assinaram um quarto manifesto contrário ao Projeto de Lei 2.337/2021 — a segunda etapa da reforma tributária proposta pelo Ministério da Economia.

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Ministro da Economia, Paulo Guedes, apresentou PL à Câmara em junho de 2021Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O PL foi aprovado pela Câmara em setembro do último ano e atualmente está parado no Senado. Da forma como está, o texto prevê a taxação de lucros e dividendos das empresas, a uma alíquota de 15%.

A primeira versão do manifesto, lançado em julho do último ano, contava com 22 associações. Em agosto, foi lançado um segundo documento, com 52 organizações. O terceiro veio no mesmo mês, desta vez com 64 entidades.

O novo manifesto lista razões para a rejeição do PL, devido à inversão de prioridades, à falta de clareza quanto aos impactos econômicos, ao aumento da carga tributária e à perda de arrecadação dos municípios, estados e Distrito Federal.

De acordo com as associações, o texto foi votado na Câmara de forma extremamente acelerada, sem os debates necessários. A proposta seria uma forma de preterir outras pautas importantes, como os iminentes riscos fiscais e cambiais, a inflação fora de controle, a proximidade de uma crise hídrica e energética, o desemprego acentuado e a crise sanitária.

Para os signatários, a proposta de reforma não traz um diagnóstico transparente dos problemas da legislação vigente, nem estimativas confiáveis de impactos sobre os preços, os contribuintes e os entes federativos.

Além disso, a tributação de dividendos causaria "efeitos deletérios", principalmente por estimular a sonegação, por meio da distribuição disfarçada de lucros.

Dentre as entidades que assinam o manifesto estão sindicatos, associações comerciais e entidades da área do Direito, como o Conselho Federal da OAB, o Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (Cesa), o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), o Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp) e a Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp).

Clique aqui para ler o manifesto

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!