Semana da conciliação

Judiciário maranhense promove videoconferência com mais de 180 juízes

Autor

11 de maio de 2022, 11h24

O Poder Judiciário maranhense promoveu nesta segunda-feira (9/5) reunião por videoconferência com mais de 180 juízes de comarcas do estado para discutir aspectos da Semana Estadual de Conciliação.

Divulgação/TJ-MA
Juízes de comarcas do Maranhão discutem detalhes da Semana Estadual da Conciliação
Divulgação/TJ-MA

O encontro foi conduzido pelo presidente do Tribunal de Justiça (TJ-MA), desembargador Paulo Velten, pelo corregedor-geral de Justiça, desembargador Froz Sobrinho, pelo presidente do Núcleo de Solução de Conflitos (Nupemec/TJMA), desembargador José Gonçalo Filho, e pelo coordenador do Nupemec, juiz Marcelo Oka.

Ao abrir a reunião, o presidente do TJ ressaltou a importância da semana e conclamou juízes e juízas a selecionar o maior número possível de processos passíveis de conciliação.

"Somos uma instituição republicana. Portanto, a Justiça que tarda, falha. Espero contar com o apoio de todos e todas para construirmos uma Justiça de Proximidade, durante a nossa gestão, e fazermos um grande evento, em junho, em benefício da população", disse Velten.

Já o desembargador Froz Sobrinho destacou a necessidade de cumprimento das metas relativas à conciliação, propostas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). "Apesar de ser algo extremamente desafiador, com uma meta bem ousada, nós vamos conseguir. Afinal, planejamento estratégico é pra ser realizado em conjunto", disse o corregedor-geral.

Coordenador do planejamento estratégico do TJ-MA, o juiz Francisco Soares Reis Júnior falou sobre as métricas a serem atingidas pelo Judiciário estadual e garantiu apoio a magistrados em relação à tarefa. "É um grande desafio, mas é viável. Juntos, conseguiremos. Estamos à disposição para oferecer todo o apoio necessário", disse.

Em seguida, o juiz Márcio Brandão, auxiliar da presidência do TJ, apresentou dados referentes à produtividade do Judiciário maranhense em 2022, citando estatísticas relativas a decisões, despachos e audiências.

Conforme os dados processuais emitidos até o dia 28 de fevereiro de 2022, o Judiciário estadual proferiu 180.446 decisões, 107.297 despachos e realizou 7.159 audiências e 4.665 audiências conciliatórias.

Os juízes e as juízas, por sua vez, garantiram apoio e engajamento durante a semana de conciliação, com o intuito de cumprir as metas exigidas pelo CNJ e, sobretudo, aperfeiçoar a prestação jurisdicional.

Organizada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJ-MA, a Semana Estadual de Conciliação acontecerá no período de 20 a 24 de junho.

De acordo com o tribunal, o objetivo do projeto é solucionar processos judiciais de forma rápida e efetiva, incentivando a pacificação social.

"Precisamos dar uma resposta mais rápida às pessoas que batem às portas do Poder Judiciário, além de atingirmos as metas a que nos propomos e que de nós são exigidas", disse o presidente do Nupemec, José Gonçalo Filho. Com informações da assessoria do TJ-MA.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!