Useiro e vezeiro

Daniel Silveira se nega a receber intimação de Alexandre para usar tornozeleira

Autor

4 de maio de 2022, 15h36

O deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) argumentou que "está cumprindo decreto da presidência da República" para não cumprir a determinação judicial proferida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que o obriga a usar tornozeleira eletrônica.

Divulgação
Ofício enviado ao STF informando o descumprimento do parlamentar das cautelares
Divulgação

A oficial de Justiça Doralúcia das Neves enviou ofício ao ministro Alexandre de Moraes narrando que foi ao gabinete às 11h45 e o parlamentar não estava no local, mas foi informada que estaria em exercício em alguma das Comissões. A oficial enviou um ofício ao STF para informar o descumprimento do parlamentar.

"Por volta das 12h35min, deixei de intimar o deputado federal uma vez que ao encontrá-lo e me identificar como oficial de Justiça do STF, ele se recusou a receber o mandado", disse.

O ofício traz a resposta de Silveira, que disse que "não vai mais usar tornozeleira, pois está cumprindo o Decreto do Presidente da República".

Multa
Na terça-feira (3/5), o ministro Alexandre, do STF, determinou a aplicação de multa R$ 405 mil ao deputado pelas 27 vezes em que descumpriu as medidas cautelares, e a multa diária de R$15 mil reais em caso de novos atos atentatórios ao processo em curso. Entre as medidas cautelares estão o uso da tornozeleira eletrônica, a proibição de participar de eventos públicos, conceder entrevistas e fazer uso de suas redes sociais.

Para garantir o pagamento da multa, Moraes determinou o bloqueio de bens das contas do parlamentar e o bloqueio parcial em até 25% dos vencimentos de Silveira pagos pela Câmara dos Deputados, "até o cumprimento integral da multa aplicada".

Clique aqui para ler o mandado e o ofício
AP 1.044

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!