X Fórum Jurídico de Lisboa

Judiciário ainda não está preparado para crimes virtuais, opina ministro do STJ

Autor

30 de junho de 2022, 20h08

Os crimes cometidos no mundo virtual apresentam um novo desafio ao Poder Judiciário, pois o combate a eles demanda forte investimento em conhecimento e tecnologia. E a Justiça brasileira, ao menos por enquanto, não está preparada para esse desafio.

Sergio Amaral
Sergio AmaralObrigação de acompanhar criminosos virtuais também é do Legislativo, segundo o ministro do STJ Sebastião Reis

O autor dessa reflexão é Sebastião Reis Júnior, ministro do Superior Tribunal de Justiça, que esteve em Portugal para participar do X Fórum Jurídico de Lisboa, organizado pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Segundo o magistrado, nos próximos anos o Judiciário brasileiro terá a obrigação de se aparelhar para lutar adequadamente contra os delitos digitais.

"Estamos em um momento muito diferente, com uma nova criminalidade digital. Existe a apropriação de imagens, a apropriação de dados, sem falar no problema das criptomoedas, que têm sido muito utilizadas na lavagem de dinheiro", opinou o ministro. "É uma realidade para a qual o Judiciário ainda não está preparado. Ele vai ter de se adaptar, criar mecanismos de enfrentamento e se aparelhar não só de forma material, mas também de forma técnica".

Em entrevista à TV ConJur, o ministro disse que a obrigação de acompanhar o passo dos criminosos virtuais não é só do Judiciário, mas também dos legisladores, que precisam de agilidade para criar leis que sejam adequadas aos novos tempos, da advocacia, do Ministério Público e da polícia.

O X Fórum Jurídico de Lisboa contou com o apoio da FGV Conhecimento, do Instituto Brasileiro da Insolvência (Ibajud), do Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE) e do escritório Décio Freire Advogados.

Clique aqui para assistir à entrevista ou veja abaixo:

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!